Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Maria João de Sousa - “PR`A NÃO FICAR DIVIDIDO...”

XXII JOGOS FLORAIS DO OUTONO – MONFORTE, 2014

Poesia Obrigada a Mote

MOTE

Minha mãe me queria bem,
Do meu pai tinha carinho,
Pr`a no mundo ser alguém,
Sou dos dois um bocadinho.

Júlio António

Glosa

“PR`A NÃO FICAR DIVIDIDO...”

Baixa, morena e franzina,
como dizem que convém,
nunca me olhou com desdém,
fez de mim “sua menina”
e nem supôs “ler-me a sina”
ao dizer; “Talento, tem!
Faz versos como ninguém
e até a mim mos ensina,
esta minha pequenina!”;
Minha mãe me queria bem”,

Alto e bom trabalhador,
apreciava um bom vinho,
preferindo estar sozinho
com livros ao seu redor,
mas tinha-me tanto amor
que me chamava, baixinho,
só pr`a dar-me o seu beijinho
que me sabia melhor
do que as “coisas de valor”;
“Do meu pai, tinha carinho”

Por saber valer a pena
ter escutado minha mãe,
escrevi, desenhei também,
senti-me, às vezes, pequena,
quase frágil açucena,
mas lá fui crescendo bem
porquanto a escrita sustém
e, servindo-me de empena,
garantiu-me a força plena
“Pr`a no mundo ser alguém”

E por meu pai, muito querido,
quando à noite, de mansinho,
regressava à casa-ninho
exausto e quase rendido,
mas jamais tendo esquecido
o tal beijo ao seu filhinho
que já estava deitadinho
no seu berço, adormecido...
Pr`a não ficar dividido,
“Sou dos dois um bocadinho”!

Adriana Só (pseudónimo)

Maria João Brito de Sousa

Sem comentários: