Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

carlos rodrigues - " O TREVO E O BALÃO "

                                                                             “  O TREVO E O BALÃO “

 Não escrevo só por escrever, creio no que me dita a pena, mas às vezes, sem querer, deixo que outro escreva o que não digo por mim. De dia só passo a limpo o que de noite me turva. O silêncio só explica o que qualquer criança sabe, que o mundo é um balão e o coração um trevo.
 Explicar é complicar: Um trevo, mas de que cor ?... Branco, vermelho ou incolor ?  Sim, que o primeiro é espontâneo, o segundo é cultivado e o terceiro está errado. Alguns são ervas canárias  mas não cantam, são azedas. Há os de água que são favas contadas, os de Alexandria, egípcios da treta e até os de quatro folhas, as marsíleas, biologicamente  leguminosas, como os outros, mas substantivamente femininas. O que só complica o género  e a Geometria delas.  Já para não falar noutras verduras, que no gosto das crianças são intrusos da alimentação. Em matéria de legumes eles são, quer inocentes quer não, complicadores compulsivos e detestam o mercado das folhas verdes, passíveis de transformação em salada ou esparregado.

 Há quem tente incutir-lhes algum orgulho patriótico, porque verde também é cor de bandeira, tanto quanto o vermelhão e lá fora há mesmo quem coma flores, de todas as cores, o que ainda por cá não faz nosso padrão, nem por tal peço explicação. Podendo ser alimento, a flor, quanto a mim, é muito mais decoração. Tudo isto para dizer que o trevo não carece de melhor explicação.  O trevo  é apenas coração.
Já em relação ao mundo, a situação é diferente, na perspectiva infantil, se era bola de Berlim, hoje como o muro caiu, esse conceito também já foi no balão.
 Mantém-se, contudo, em pastelaria, aquele gosto açucarado e o excesso de calorias, o que para as crianças não é razão que valha a eliminação, como um ótimo alimento, com ou sem representação, de um mundo em constante mutação. Eles agora já estão mais atentos à interdição parental, na Pastelaria. Daí a que, à defesa, tivessem passado a comer a bola, na Escola, o que dispensa qualquer tipo de explicação, tanto mais que o mundo enrola, enrola, como é sabido, ainda mais do que o explicado.  Para as crianças, repito, hoje o mundo já não é uma bola de Berlim com açúcar cristalizado, é um teleguiado, uma bomba, um foguete,uma navalha de ponta-em-mola e, enfim, uma forma de contornarem o que se vê na Bola.


E mais, se eles um dia afirmarem  que o planeta K Pax  existe, como um pássaro azul num manicómio, o melhor é acreditar  nas crianças,  porque grande parte do  conhecimento científico que o cidadão comum possuí do Universo e passa de geração em geração, se baseia no Canal Hollywood e não há como negá-lo, para além de que se trata de um filme extremamente poético e isso as crianças são as primeiras a percebê-lo.
 - Então e o mundo já não é uma bola de Berlim, com os pólos achatados ?   - Claro que não avô, tens cada uma, o mundo é um balão, senão como é que flutuava no espaço ?  - E as pessoas que lá vivem, conseguem respirar  ?  Claro, é um pulmão dentro de outro ou então ou então… levam máscaras…Mas nós estamos, aqui, a falar disso, de cara descoberta e a respirar menos mal  - Isso é por que ainda não é Carnaval, não te lembras, do ano passado, quando eu me vesti de astronauta ? – Sim, é verdade, até me disseste que estiveste numa estrela de açúcar cristalizado, doce e luminosa, como a mãe.

  Felizmente que já voltaste de K-Pax, mas como é que conseguiste estar aqui tão depressa ? Sempre pensei que uma viagem de balão fosse mais lenta. E  a aterragem, correu-te bem ? – Então tu não viste a mãe a puxar o cordel, como quando eu nasci ?...
 - Bom, isso não foi bem assim, quando tu nasceste cortaram-no, quer dizer… tu estavas ligado à mãe por um cordão e… depois a cegonha… Mas tu ainda acreditas nisso, avô, que os bebés vêm de França ? Eu bem sei, que vocês também me querem convencer disso.  Mas só porque tenho cinco anos, vocês julgam que eu já não vi um vídeo de como se fazem os bebés, na Net ?...

E como é que se pode manter um diálogo com uma criança destas, que até sabe muito bem que um trevo é um coração e o mundo um balão com cordão umbelical ?

 É por isso que eu digo que o Governo nos devia dar  mais tempo para deixar que as crianças nos eduquem, enquanto não lhes dá para escreverem Poesia, matéria em que, mesmo sem saberem ler nem escrever, já vão muito mais adiantados do que nós.

 Desculpem, mas tenho de interromper aqui, porque está a chegar  o meu Educador mais novo e não convém complicar  ainda mais a situação.
Hoje, é dia de avaliações parentais e ele vai com certeza continuar a expor, com conhecimento de causa, a sua teoria sobre o Trevo e o Balão.  Deus queira que não me faça perguntas muito difíceis. Boa noite.

- Está a falar para o gravador de um autor não identificado. De momento não me é possível atendê-lo. A seguir ao sinal deixe a sua mensagem. Piiiiiiiiiiiiiii.

              Carlos A.N. Rodrigues, 12 / 11 / 2014.

Sem comentários: