Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 17 de novembro de 2007

Madalena Mendes ~~~ Um retrato a sépia - Valência


Toledo

Valência.
.

* Maria
.
Caríssimo Víctor

No fim-de-semana passado (partimos sexta e vimos no domingo: 10h de caminho para lá e para cá) fomos a Valência visitar a Dinah.

É só apanhar auto-estrada que vai para Elvas, ir sempre em frente, atravessar Portugal e Espanha de lés a lés, 1000km para lá, (1000km para cá), que vamos desembocar na Avenida del Cid (uma espécie de Avenida da República em Lisboa, se é possível fazer comparações) e estamos na casa da Dinah (a duas paragens de metro do Centro histórico e a 3 da Universidade em Burjassot).
.
Pelo caminho encontramos paisagem e mais paisagem - planície e mais planície, tanta planície em tons ocre dos quadros de Picasso [1], que nos parece enxergar bem mais longe no horizonte. O Tejo (em Espanha, Tajo) acompanha-nos durante algum tempo.
.
Se desviarmos para Toledo (a magnífica Toledo rodeada pelo Tejo e aqui regressamos à Idade Média) que foi o que fizemos na ida e na volta, deparamo-nos, por vezes com uma paisagem perigosamente próxima do deserto (foi lá que Sergio Leoni [2] filmou filmes de cowboys). O deserto de Atacama (no Chile), branco, em miragem de água onde não há água, vai emergindo aqui e acolá ao longo da paisagem ressequida.
.
A cidade de Valência, 3ª maior cidade de Espanha, é uma cidade interessante. O rio que a atravessava, o Turia, foi desviado e ao longo do leito do rio, por debaixo de inúmeras pontes (passámos por debaixo de umas 7 ou 8, antigas e modernas) construíram frondosos jardins, complexos desportivos e culturais que vão desembocar na Cidade das Artes e das Ciências (um esplendor arquitectónico da autoria de Santiago Calatrava) e no Mediterrâneo.
Para além de percorrermos o leito do rio até à magnífica Cidade das Artes e das Ciências, tivemos ainda tempo para visitar a Catedral de Valência e a Torre de Miguelete (vista panorâmica de toda a cidade) e as portas de Valência. E claro comer as famosas tapas (Batatas Bravas, Montaditos, Choricitos del Infierno, Sepia=choco, Calamares a la Romana, etc.) e beber Orchata, uma bebida típica. E visitar uns amigos (ele é arquitecto, ela actriz e mais seus 4 filhos - 10, 8, 4 anos e 1 de 9 meses) que vivem em frente à Cidade das Artes e das Ciências (uma espécie de Parque das Nações lá do sítio). Também aqui a arquitectura é interessante, há prédios que mais parecem cartas de jogar e outros lembram, de certo modo, as pirâmides do Egipto.
.
Valência é também uma cidade interessante pelo potencial multicultural e pela concentração de estudantes. A Dinah está envolta na aprendizagem da língua, no cultivo das amizades, na descoberta de outras culturas, na paixão pela genética.

Por ora é o que me apraz dizer do retrato a sepia que vos procurei transmitir.
.
Abraços saudosos
Madalena Mendes - sexta-feira, 16 de Novembro de 2007
.
ilustrações da responsabilidade de VN, retiradas da Internet - autores não identificados
________________
Siga as hiperligações para saber mais sobre Valência na Wikipedia ou «Aqui» e sobre Toledo na Wikipedia ou em Spain Travel Guide .
.
(1) - Pablo Picasso : Le site officiel- Pablo Picasso official web site. His life, biography, paintings, sculptures and studios
- On-line Picasso Project Homepage - Dedicated entirely to the Life and Works of the artist, including an extensive selection of his works, biographical and bibliographical references, news, ...
- Pablo Picasso - Wikipedia, the free encyclopedia- Encyclopedia article covering the life, work of the Spanish painter. Includes a list of artworks and images.
.
(2) - Sergio Leone - Wikipedia, the free encyclopedia- In 2004 his son Andrea published a long treatment for a new film entitled A Place Only Mary Knows written by Sergio Leone, Luca Morsella and Fabio Toncelli. ...
- Sergio Leone - Wikipedia - Sergio Leone (Roma, 3 gennaio 1929 – Roma, 30 aprile 1989) è stato un regista, sceneggiatore e produttore cinematografico italiano. ...

Sem comentários: