Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Convívio do Movimento e Contraste (35) - Convite - Canções de Abril em Maio

.

.
.
José Mário Branco - Eu vim de longe !

.

.
hertzonline
.
.
Adriano - Lágrima de Preta
.
.

.
FJFOM
.
Vídeo feita para a Semana da Ciência e Tecnologia 2007, com a poesia de António Gedeão cantada por Adriano Correia de Oliveira, com música de José Niza
.

.
Adriano - Cantar da Emigração

.

.
raparigavermelha
.
Homenagem a Adriano Correia de Oliveira no 65º aniversário do seu nascimento
.
.
Zeca Afonso - menino do bairro negro
.

.
joaotiagokk
.
mariza canta zeca afonso (letra e música)
.
Os meios sociais miseráveis do Porto, no Bairro do Barredo, inspiraram o Zeca para a sua balada «Menino do Bairro Negro».
.
.
Zeca Afonso - cantar alentejano

.
.
.
kraigor
.
Catarina Eufémia foi assassinada pela GNR, em Baleizão (Alentejo) a 19 de Maio de 1954, quando com outros operários agrícolas reivindicava melhores condições de vida e de trabalho.
.
Zeca Afonso - A Morte Saiu á Rua
.

.
nelsoncsb
.
Zeca Afonso No Coliseu ( José Afonso )
.
(José Dias Coelho, artista plástico e dirigente do PCP, foi assassinado pela PIDE, em Alcântara (Lisboa) em 19 de Dezembro de 1961)
.


.
"canto moço" filhos da madrugada -
ritual tejo ao vivo estádio de alvalade (1994)
.

.
ritual Tejo Filhos da Madrugada 1994
.

Zeca Afonso - Vampiros
.


.

.
Abrilsemprecamaradas.
.
Adriano - Trova do vento que passa
.

.
joaotiagokk
.
Adriano Correia de Oliveira - Manuel Alegre
.
.
Zeca Afonso - O Que Faz Falta!!!
.

.
Abrilsemprecamaradas
.
.
Zeca Afonso - Canta Camarada

.

.
Abrilsemprecamaradas
.
.
E não esquecer :
.
.

D'ali e d'aqui - Zeca Afonso - Venham mais cinco

.
.

D'ali e d'aqui - Zeca Afonso - Traz outro amigo também

.
.
ver poemas em
.

Convívio do Movimento e Contraste (34) - Poesia Musicada de Abril em Maio

.
.

11 comentários:

Isamar disse...

Estou contigo, amigo. Pela Liberdade, avançar.A cantiga foi uma arma e será sempre uma arma.

Um excelente post!

Viva o 1º de Maio! Vivam aqueles que pugnaram e pugnam por um Portugal Livre, Fraterno, Democrático.

Beijinhosssss

Maria Faia disse...

Olá Amigo,

Que dizer-te desta postagem senão OBRIGADO?
Perder-me por aqui, neste 1º de Maio em que queria correr por entre as flores ou à beira mar, é a escolha mais clara e terna que hoje posso fazer.
Ao som do nosso querido Zeca e da poesia do nosso amado Gedeão...é de uma beleza impar.

Obrigado amigo,

Maria Faia

Anónimo disse...

Parabéns pela ideia, MAS, faz cá falta a puta da canção TOURADA do Tordo e do Ary. Uma canção bem actual... OU ... não?? Faz parte. Só não faz parte da COISA ... o cabrão do preconceito e a teoria da pedra no sapato. Porra.
Viva a liberdade.
Ricardo Cardoso
http://arestasdevento.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Querido amigo, tá editado no blog do Arestas de Vento.
Ver em http://arestasdevento.blogs.sapo.pt/
Um grande abraço
Ricardo Cardoso
qui 01-05-2008 15:57

Anónimo disse...

Divulgação Cultural: Convite - Traz outro amigo também
Blog: Momentos & Documentos
A Entrada é por aqui:
Convívio do Movimento e Contraste (35) - Convite - Canções de Abril em Maio
qui 01-05-2008 12:41

Victor Nogueira disse...

Caríssimo Ricardo
Ao longo destes dias tenho publicado uma série de posts, subordinados ao tema «Abril em Maio após Novembro»
Grato pela divulgação feita ao post em epígrafe, mas como deve calcular são muitas as canções e muitos os poetas/poetisas de Abril em Maio. Como tive de fazer uma selecção, fui «obrigado» a deixar de fora, por exemplo, a Pedra Filosofal ou Calçada do Carriche de António Gedeão ou Pedro Soldado ou outra referente à guerra colonial.
Apesar de tudo e do conteúdo dos meus blogs, muitos «benfiquistas» da praça e de sucesso internáutico e larga audiência não referem qualquer dos meus blogs nas suas badanas laterais, embora eu não lhes retribua do mesmo modo. Possivelmente o meu mérito será menor do que aquele que lhes reconheço e que me leva a referi-los ou recomendá-los sem contrapartidas.
Eu sou aquilo que faço e não aquilo que digo!
Um abraço
Victor Nogueira

anamarta disse...

Vim aqui a convite do "Momentos & Documentos"
e só posso agradecer-lhe por me dar a cohecer este espaço, onde se vive e canta Abril. certamente voltarei
Excelente post!
um abraço

Anónimo disse...

Muitos parabéns pela ideia partilhada com a malta. Também acho que a canção Tourada faz aqui falta. É uma canção com história. Aí concordo e também sei que há muita gente que por considerar o Tordo um bem de tal maneira precioso não tolera o seu afastamento do PCP. Tenho muita pena disso. Muitos ainda somos poucos.
Céu Campos/ Directora do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico

Victor Nogueira disse...

Para Céu Campos e todos os comentadores
Já expliquei porque selecionei estes poemas, canções e intérpretes.
Não podem é continuar a fazer juízos de valor sobre as minhas opções, que nada têm a ver com «censuras», seja ao Tordo seja a quem for. Este não é nem pretende ser um blog de registo videográfico ou poético de todas as canções e poemas de intervenção.
Para além dos que atrás referi faltam por exemplo o Ary dos Santos, o Fernando Lopes Graça, o José Gomes Ferreira, o Egito Gonçalves, o Luís Cila, o Daniel Filipe ... Se a razão de não mencionar o Tordo fosse aquela que a Céu invoca, também não teria publicado o Manuel Alegre.
E no http://galeriaphotomaton.blogspot.com/ encontram uma série de posts sobre outras formas de expressão como o cartaz e o cartoon, com especial relevância para o «esquecido» João Abel Manta.
A todos grato pela visita e pelos comentários. E em outros blogs meus. como no Mu(n)do Phonographo. no D'ali e d'aqui ou no Kant_O_XimPi encontram textos diversos com perspectivas diferentes sobre o fascismo em Portugal, a descolonização e o 25 de Abril, alguns dos quais de minha autoria.
Agora não me «exijam» que seja Deus ou a Biblioteca de Alexandria :-)
Um abraço
Victor Nogueira

Anónimo disse...

Dou os parabéns ao autor deste blog por este convívio por Abril. Melhor, pelas canções de Abril. Acredito que a canção Tourada não esteja aqui só por opção turistica e por isso compreendo. Pobre Tordo, tão mal tratado nesta democracia (impo)pular. É por esta e por outras que às vezes o sacana do Tordo fala por ele e pelo que já morreu, o poeta da revolução: Ary dos Santos. Como eu gostaria de voltar a ver o Tordo na Festa do Avante. Estou convencido que ainda não vai ser desta.
Luís Artur de Sousa, uma mano que esteve na tomada da sede da PIDE/DGS

De Amor e de Terra disse...

Olá Victor; que bom recordar aqui Cancões de Abril...é sempre tão bom recordar coisas que nos fazem bem à alma.
Beijo e obrigada.

Maria Mamede