Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Ao Sabor do Olhar (46 ) - Portal Arqueológico dos Pretos Novos













.










Para melhor entendermos o comportamento das sociedades atuais, primeiramente precisamos compreender o processo de evolução dos povos.

O estudo de ossos humanos encontrados em sítios arqueológicos é de extrema importância para o conhecimento das condições socioculturais das antigas populações. Muitos aspectos patológicos deixam marcas em ossos e, por isso, podem ser reconhecidos a partir do estudo científico de amostras.


No sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, localizado na rua Pedro Ernesto, no bairro da Gamboa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi descoberto um dos mais importantes patrimônios históricos da humanidade.


Através deste portal, você vai poder conhecer um pouco desta fantástica descoberta e ver tudo ilustrado em Imagens da Nossa História. Desde a transformação do local em sítio arqueológico até as conclusões dos estudos científicos e as influências deixadas por populações negras africanas que vieram do outro lado do Atlântico para enriquecer o leque cultural do Brasil. Descobrindo os costumes, os hábitos e a arte destes povos, torna-se mais fácil pensar a origem da nação brasileira enquanto reflexo na sociedade contemporânea do país.

.

in

Portal Arqueológico Pretos Novos

.
.

Sem comentários: