Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Convívio do Movimento e Contraste - Extra - Poesia de Maria Mamede

.

.
.
* Maria Mamede
ter 04-09-2007 19:59
.
.

ABRIL

.

Dei-te meu corpo de lua

E desejos de viagem

Fiz a noite sempre tua

Dei-te meu corpo de lua

Dei-te o barco e a coragem...

.

Dei-te o mar da existência

E uma vida de aventura

Do sol a incandescência

E a mim, presente-ausência

Da saudade que tortura...

.

Dei-te meu corpo de bruma

Nos brocados do anil

Aragem, coisa nenhuma

Dei-te meu corpo de bruma

Nas alvoradas de Abril!...

.

.

Maria Mamede

.

.

CAMINHOS

.

Hoje eu vou cantar os caminhos velhos

De passos antigos

Doutros tempos

Caminhos

Entre muros pardacentos

Com passos perdidos na memória

Caminhos

Com e sem história

Nos vales, nas montanhas, nas ravinas

Caminhos

Feitos caminhando

Por gente

Que partindo ou chegando

Os forma, os transforma

Os ostracisa

Caminhos

De que a gente precisa

Ou esquece

Na maior simplicidade;

Caminhos

Vielas na cidade

De medo, de fado, de ganância

Esconsos caminhos

De abundância

Nas avenidas da iniquidade...

Vielas

Ruas paralelas

Às praças do poder e do dinheiro;

Caminhos

Do ócio sorrateiro

Tortuosos, deprimentes

De palavras dias por entre entes

De navalhas sibilinas

Do pó da perdição

Adulto calvário de meninos e meninas

Caminhos

Da destruição...

Hoje canto ainda

Os caminhos

Dum novo Apocalipse

De tempestade de trovões

Espadas de fogo

De mágoa

Do início e fim de gerações;

Águas invadindo o caminho estreito

Mares de água

No Rio que transborda do seu leito...

Caminhos de purga

O Calvário

Com quedas, Cireneu, Cruz e Sudário

Lanças torturas e esponjas de fel;

Hoje

Só caminhos vou cantar

Peregrinos caminhos

Na procura da Paz

O Graal dos sábios

Caminhos

De nome derradeiro

Nos meus lábios

No tempo de partir

Para chegar!...

.

.

Maria Mamede

.

.

ABRIL DAS ÁGUAS MIL

.

.

Quando foi Abril, no tempo certo

De esperanças mil, de ideais

Cada um de nós foi muitos mais

E Abril se abriu;foi tempo aberto...

.

Quando se diss'Abril ao mundo inteiro

Nesse Abril d'águas, choveu flores

E arderam paixões, fogo de cores

Nesse Abril, pra muitos o primeiro...

.

E choveu águas mil, nos corações

Águas de paz, sem dor silente

Águas dum futuro conquistado...

.

Mas depois, só choveu desilusões!

E o Abril, de novo mais descrente

É outra vez às águas condenado!...

.

.

Maria Mamede

.

.

COMEMORAÇÃO

.

.

Estamos quase a chegar a uma data "marco", passado recente da História do nosso País...

Por tal motivo, deixo-vos aqui uma Carta; alguns já a conhecem, pois já me ouviram dizê-la em Noites de Poesia; outros já a possuem; ofereci-a a várias pessoas, a quem ela agradou e ma solicitaram; hoje, quero partilhá-la com todos (as) quantos (as) sentem como eu senti, quando a escrevi há 10 anos atrás e continuo a sentir (infelizmente) volvido todo este tempo...

Salve-se a Esperança!

.

.

1ª CARTA A ZECA AFONSO

.

QUEIXAS

.

.

Zeca,

Que tristeza pensar que foi loucura

Lutar tanto tempo, se afinal

O esquecimento desfez toda a amargura

Todo o sofrimento e todo o mal!

E sofreste tu, por teres cantado

As lutas que devíamos lembrar

E por teres rido e por teres chorado

Por quem tinha medo de falar...

Ó como dói ver que nas campinas

Vergadas por jugos diferentes

Continuam ceifando as Catarinas

Mas mais conformadas, mais descrentes...

.

E o choro contido nas palavras

Histórias que trazemos, já contadas

Memórias que não riso, mas pena...

Ai a dor de serem de novo escravas

As gargantas já antes libertadas

Quando cantaram a "Grândola Morena"!

.

E esta imensa dor de ver traídos

Os ideais de Abril, renovação

Desse Mês-País, que fez história!

São agora angústia e são gemidos

Os cravos vermelhos da Revolução;

Mais um Alcácer de Bruma na memória!...

.

Zeca,

Toma os meus olhos, são fontes sem água

Donde brotaram jorros de alegira

Na liberdade das paixões a arder;

Ai meu Amigo, esta imensa mágoa!

Nosso País, mais uma vez se adia;

Toma os meus olhos, que eu não quero ver!...

.

.

Maria Mamede

ter 04-09-2007

.

Foto/Logotipo de Olho de Lince em - Oficina das Ideias

.

.

Sem comentários: