Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Carlos Rodrigues - Calçada da Glória


" CALÇADA DA GLÓRIA "

                                                         “  CALÇADA DA GLÓRIA “

                                                     Bom Dia, Lisboa, bons olhos te vejam,
                                                     cheguei mesmo agora da beira Tejo,
                                                     subi à Glória, voltei a descer,
                                                     louvada seja, que tem minha graça,
                                                     mas doem - me  as cruzes,
                                                     da escalada e por desgraça,
                                                     também  me apertam os alcatruzes.

                                                     Isto são males d’ inveja, minha menina,
                                                     que nem sei explicar  mas, às vezes,
                                                     até me dói a memória das tuas colinas,
                                                     e vou-te contar o que mais me amofina:

                                                     Ia no rasto de antigos sucessos,
                                                     da Calçada  à Travessa do Fala Só
                                                     e até me deu dó e fiquei possessa,
                                                     ao ver por ali  tanto  Graffiti,
                                                     sem pés nem cabeça, passei-me à Beça
                                                     e na Travessa destravei, eu que me construi,
                                                     pedra a pedra  e esquina a esquina, fiz mulher,
                                                     ver  assim violentadas minhas fundações,
                                                     sem tino, nem destino que o impeça ?...

                                                      Vão lá pintar para o Camões,
                                                      Aquilo é Arte, aquilo é saber,  ?...

                                                       Eu, que aqui sofri, sem queixumes,
                                                       e até servi  os do costume,
                                                       vê lá tu, mulher, pus – me a chorar,
                                                       onde já fui  Musa,
                                                       toda despida, como se usa,
                                                       tive nesse dia, vestida, de saia comprida,
                                                       o maior desgosto da minha vida,
                                                       fui tomada d’ assalto, no Bairro Alto,
                                                       pela desdita, depois na colina, subiu-me o nervoso,
                                                       dei ao pedal, entrei na corrida, ganhei  na subida,
                                                       perdi na descida  e o resto do ouro no odioso,
                                                       subi e desci, de bicicleta;

                                                       Hoje já não pedalo, ninguém me aplaude,
                                                       nenhum amigo se lembra de mim,
                                                       a vida é assim…mas ‘inda tenho fé
                                                       de os voltar a pôr em pé e a aplaudir
                                                       e  subir à Glória, para castigo
                                                       desses sem fé, que já nem me ligam…

                                                      Obrigado, Lisboa, por falares comigo,
                                                      eu vivo da noite, tu deste-me abrigo,
                                                      de dia sonho contigo, sei lá  porquê,
                                                      tu dás-me sentido.

                                                      Se não me sobrou um amigo, perguntas  tu,
                                                      como quem também se sente só ?...

                                                      Ora, menina, essa é muito boa,
                                                      deves estar a brincar, vê lá se tens dó…
                                                      serás sempre tu, minha Amizade,
                                                      a minha  Cidade, a minha Verdade,
                                                      Mulher – pedalada, à rédea solta,
                                                      das saias rodadas das sete colinas,
                                                      sim, tu, velha amiga, minha Lisboa,
                                                      serás sempre nova, sempre mais Saudade.

                                                      E o resto ?...o resto é só pó.

                                                      Carlos A.N. Rodrigues, 7 / 11 / 2014














Sem comentários: