.
.
#
Ana Albuquerque
Esta cultura de resignação e de aceitação das dificuldades, de facto, já vem de longe motivada por diversos factores, a Igreja teve muita influência nisso, já para não falar do Estado Novo, que estupidificou de tal maneira o povo, que o tr...ansformou em seres completamente acéfalos mas até quando continuaremos neste estado de apatia generalizada?
Quantas gerações vão ser necessárias para que este panorama mude?
há 20 horas · GostoNão gosto · 5 pessoasA carregar...
#
Filipe Sancho
Já depois do 25 de Abril, foi a regressão despoletada pela contra-revolução do 25 de Novembro e respectivas consequências, sob a condução maquiavélica dos sociais-democratas do PPD e do PS, que despoliitizou a fraca conciência popular então... nascente e paulatinamente afastou os portugueses da vida política. Graças a Mário Soares e respectiva comitiva de arranjistas e oportunistas! Depois o cavaquismo consolidou este triste marasmo pantanoso.
Devemos-lhes um "muito obrigado"!...
há 2 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
#
Jose Domingues excelente texto com o qual tenho muita empatia. Algo se vai passar em Portugal prazo. Não sei que será, mas sinto-o no ar. Espero não estar enganado.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Jose Domingues curto prazo
há cerca de uma hora ·
#
Victor Nogueira
O que surpreende é que o Povo Português toma muitas vezes a dianteira mas depois as classes dominantes estrangulam-no pondo-lhe o açaimo e ele conforma-se. Portugal é o País Europeu com fronteiras definidas há mais tempo e sem rivalidades i...nternas, foi primeiro a país europeu a sair pelo mar fora em busca de outras terras e fontes de riqueza por rotas alternativas, repeliu com sucesso a tentativa de anexação por Castela em 1383/85, numa das primeiras revoltas da burguesia nascente, mas falhou em 1580, foi o primeiro a abolir a pena de Morte, foi um dos primeiros a proclamar a república, foi o único em que as forças armadas se revoltaram contra um Governo Fascista para instaurar uma (malograda) Democracia, com a Constituição mais avançada do seu tempo no mundo capitalista ! Mas foi também gravemente prejudicado pela aliança com ao Reino Unido, de que se tornou um protectorado a partir do Tratado de Methuen e pela expulsão dos judeus (comerciantes e cientistas) e pelo estabelecimento da Inquisição, mordaças que regressaram após a morte de D. José I e afastamento do Marquês de Pombal,ou a vitória do PS/Mário Soares/Guterres/Sócrates sem esquecer o PSD/Cavaco/Durão Barroso. e a entrada para a União Europeia !Foi também o primeiro país negreiro do Ocidente e o último a descolonizar !E é curioso verificar que os radicais de Maio de 68 ou da Universidade Portuguesa de 69 "traíram" os ideias que diziam defender e são agora, muitos deles, os mais fiéis serventuários do capitalismo.
há cerca de uma hora
.
Victor Nogueira E há uma diferença entre os jovens dos anos 60 e 70 do século passado e os de hoje: no século passado o "canudo" universitário, na generalidade dos casos, possibilitava a entrada no mundo do trabalho; actualmente o "canudo" pouco vale e o desemprego ou subemprego são a realidade para a esmagadora maioria dos jovens. Os de ontem, mais ou menos radicais, terminados os "verdes anos da revolta e da dolce vita", encaixavam-se melhor ou pior; os de hoje não têm futuro nem saída !
há 2 segundos .
.
Sem comentários:
Enviar um comentário