Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 6 de novembro de 2010

DIAS!!!!! por Maria Clara Roque Esteves

 a Terça-feira, 2 de Novembro de 2010 às 19:02
.
 A dias como o de hoje só posso chamar " A resignação da Vida". Invariavelmente mais um dia submerso, poeirento, de austeridade fastidiosa, apesar da beleza da sinfonia dos dourados outonais.
.
Lá longe, do outro lado do rio, a minha cidade estendia-se no horizonte, agora sem discussões de " varinas" em palácio não improvisado. As gaivotas espreguiçavam-se com heroismo e os meus olhos espiavam a tarde, numa suspeição não excessiva.
.
Na poeira do entardecer fui assistindo de camarote, numa curiosidade gratuita, quase indifererente, ao representar das cenas. Aproveitei alguns momentos para superlativizar os gestos, em crítica implícita à geografia das lentas palavras dos actores. E sem preâmbulos de estilo nem muros a vedar sombras nas janelas dos olhos, espreitei uma nesga do Tejo que corria lá bem ao fundo da rua.
.
Enganei o estômago com a cortina irrecusável dos infantis relatos que, confesso, não interessavam nem à menina do rés-do-chão, no contexto dos seus quatro anos de idade.
.
Apenas relanceei a crónica e descortinei ao meu lado uma garrafa rosada, com um vinho adocicado. Molhei a língua seca. Enfim, libertei-me do círculo vicioso da narrativa, demasiado descritiva mas sem a profundidade que todos apreciamos. O tempo não pode ser reinventado, o seu domínio não é ilimitado, nós precisamos de viver mais do que sensações e eu de dar corpo a sonetos.
.
Assim, abri a janela misteriosa da minha paciência e afastei a cortina dos pretextos incompreensíveis que sorrateiramente assumiam a forma de confissão a uma distância prudente. Enjoada com esta desgraça (minha e alheia) disfarcei o cinismo e desci à rua, comprometi-me com ternura por mim própria, e numa pirueta de triunfo cínico saltei do drama para a anedota e acabei o dia. Mas oiço dizer que o pior ainda está para vir... Venha ele!!!

Clara Roque Esteves ( 2010)
.
Imagem de Eduardo Martins

.
.

*
o
(...)o
Victor Nogueira Um texto estilo campo pessoano "de gesto largo, liberal e moscovita!" Bjo pela poesia para lá da prosa apesar do trivial do dia a dia ! :-)
há cerca de um minuto
.
.

Sem comentários: