Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os canitos ladram mas a Caravana passa !







* Victor Nogueira

Dum amigo que muito prezo recebi um mail anónimo, por ele reenviado. Como os amigos são para as ocasiões, não revelo o seu nome, pois só o sono ou uma momentânea falta de atenção o terão levado à inadvertência de espalhar ut et orbi (fica sempre bem esta erudiçao, modéstia à parte, não concordam?) o que abaixo se transcreve, intitulado TEXTO ANÓNIMO.
.
Por acaso ou traição do subconsciente do Leão da Alameda, apesar de sentimentos menos nobres que manifestou nas suas escritas, esqueceu-se da máxima «os últimos serão os primeiros», reconhecendo assim a inquestionável grandeza do Glorioso Futebol Clube do Porto, que nos tempos da ditadura era sistematicamante preterido pelos lagartos ou pelos encarnados e por um tal Belenenses que não sei se ainda existe.
.
Verdade verdade é que a pujança dos Dragões só em Democracia teve condições para mostrar o seu real valor, não só no futebol como noutras modalidades desportivas que os jornais referem muito discretamente.
.
Por outro lado a vinda da Democracia revelou que os Águias ainda não se converteram a ela. Basta ver que decorridas mais de 30 anos sobre o 25 de Abril, continuam a ser designados por encarnados (não confundir com engraçados porque este conservadorismo é triste). Sim, que para a ditadura o vermelho era subversivo e verifica-se que ainda não arejaram a designação obsoleta.
.
Quanto aos lagartos, que são aqueles sáurios minúsculos parecidos com os jacarés, crocodilos ou caimões, mas inofensivos, mostram a sua enorme ingratidão para com o Glorioso e a sempre nobre, leal e invicta cidade do Porto, a única que teve toma..... para não permitir que os nobres estivessem lá senão de passagem, três dias salvo erro, pois sendo a cidade do trabalho, não estavam para aboletar sanguessugas. E foi à invicta que D. Pedro IV, o Liberal, que deu a Portugal a 1ª Constituição, mesmo assim avançada para a época, legou o seu coração, que está na Igreja da Lapa.
.
Não me lembro de em Lisboa haver qualquer estátua aos leões. Ora deixem lá pensar ...Na de D. José I há um cavalo, esmagando serpentes, e um elefante. Na estátua de D. Pedro IV (ou de Maximiliano I do México), no Rossio, não há qualquer animal. Mais para cima, nos Restauradores, não dou por animais, salvo uma ou outra pomba que pousa para repousar. Ao lado, na Praça da Figueira, está um cavalo, montado pelo D. João I. Depois temos a Estátua do Marquês. Ora vamos lá dar uma volta em torno dela. Apenas cavalos ou mulas. Subamos o Parque Eduardo VI e encontramos tritões ou cavalos, mas nem águia nem leão. Passemos pelo Saldanha e Praça do Chile. Em Entrecampos encontramos o monumento aos heróis da Guerra Peninsular. Vamos lá dar outra voltinha. Não consigo dar a volta, mas se houver são apenas cavalos.
.
Bem, vamos lá em busca das águias! Xiii Encontro apenas uma no estádio do Benfica, presa ao chão, sem ar altaneiro, com o Eusébio por perto pronto a chutar a bola não vá ela querer voar. Sim, que mais vale uma águia no chão que dois leões a voarem. Desculpem ... que dois pardais a voarem.
.
Ah! Que cabeça a minha. No Porto há ou havia o Café Águia de Ouro e por Lisboa não sei se há algum Leão de Ouro. Aqui em Setúbal há o cafézito de bairro, chamado Estrela de Ouro, onde às vezes vou lanchar e que tem um cinzeiro um só, leram bem, com o Leão do SCP que a dona teima em pôr na minha mesa, não sei porquê pois não fumo e detesto quem fuma ao pé de mim ou nas redondezas. Nisto eu e o Miguel Sousa Tavares divergimos, não obstante o dragonesco parentesco. Também havia um filme, como era .... ? deixa lá ver ...? ai esta minha cabeça ... era .,.. tenho o nome mesmo aqui debaixo da língua! Que disseste?! É isso mesmo: «O Leão da Estrela»
.
Quanto ao elemento feminino, Lisboa não está mal servida, escultóricamente falando. Mas disso farei prova num post no local apropriado, que é «Ao (es)correr da pena e do olhar».
.
O Leão da Alameda efectivamente fala dum espaço grande, como é a Alameda D. Afonso Henriques. Num topo temos o Instituto Superior Técnico e no outro a majestosa Fonte Luminosa -. O que é verdade deve ser reconhecido com franqueza e sinceridade. Esta, efectivamente, tem cavalos e cavalos marinhos! Agora entre os dois extermos encontramos um enorme e verde relvado, que se pode prestar a piadas de mau gosto, como aquela de que só lá faltam os carneiros a pastar, piada que de modo algum subscrevo.
.
Mudando de agulha e passando à geografia. Ele há o Mar Vermelho (reparem - vermelho e não encarnado), o Mar Negro (esse pode servir para a Académica), o Rio da Prata , o Rio Amarelo (esse serve para leões e águias) Porque? Então nunca ouviram falar ou viram um sorriso amarelo?! E depois chamam Verde Lima a um rio que nem em Portugal nasce, um rio iberista, como o Rio Tejo , cujo estuário se chama o Mar da Palha. Este nome presta-se a mal entendidos e a piadas de mau gosto pelo que não prossigo por este caminho. Com efeito, já os vossos avós diziam «De Espanha nem bom vento nem bom casamento», embora a realeza procurasse com os casamentos obter a união ibérica. Bem, mas chamem-no Verde Lima ou não, a verdade é que um rio verde é um rio doente, cheio de limos. Portanto fiquemo-nos por Rio Lima. E terminamos com uma referência ao indomável Rio Douro , que banha o PORTO. È verdade que é um rio iberista e não tem um estuário por aí além. Mas, terminando a sua viagem na Invicta, só mostra o seu valor sem par ou a par do Rio Azul.
.
Claro que rios com estuários que se vejam, só dois existem em Portugal: o Tejo, com o seu Mar da Palha, e o Sado. o Rio Azul, como é conhecido o Rio Sado cujo estuário não é vira-casacas, porque azul se mantém, tal como o céu! É claro que o Sado é o maior rio português, pois nasce no Alentejo, nas terras da fraternidade, das searas douradas e dos campos vermelhos. Deve ser por isso que O Vitória de Setúbal não faz juz ao nome, mas à cautela nada mais digo, que esta malta daqui é muito bairrista e só vislumbra Vitória onde eu encontro muitos empates ou derrotas. Enfim, «o sonho comanda a vida», dizia o poeta, pelo que deixemos os setubalenses do Centro Histórico e não só com «o» Vitória (pois, é assim que falam dele, mas de nada lhes serve o verde, pois não dizem «a» Vitória) Se fossem azuis como o rio, talvez outro dragão cantasse. Mas ... é a Vida
.
Ainda falando nos lagartos e na sua aversão ao Porto e ao Glorioso, tenho de reconhecer com alguma mágoa a sua extrema ingratidão. Com efeito, na Rotunda da Boavista , como não há em Lisboa uma com tal grandiosidade, está lá no cimo duma coluna, bem visível, em sítio de muito trânsito, a escultura dum Leão subjugando a seus pés uma Águia. Os lagartitos para além de ingratos, ou são míopes, ou têm qualquer problema colunar que os impede de olhar para cima. Mesmo subjugada, a Águia está la em cima! Ao menos em terras do Glorioso respeitam-se os vencidos
.
Aliás, isto as palavras são como as vermelhas cerejas, em Lisboa houve no anterior milénio o Grupo do Leão, do nome da Cervejaria, com vida efémera (1880-89), fixado na tela por Columbano, bem como os Vencidos da Vida, de existência ainda mais curta (1887 a 1889), «recordados» para a posteridade graças à photographia, e que se reuniam semanalmente para jantar e conversar no Hotel Bragança, no café Tavares ou na residência dum ou doutro dos seus distintos membros. Não dou notícia de algo similar haver no Porto. ~
.
Então fiquem bem e vivam a Invicta e o o Glorioso!
___________
TEXTO ANÓNIMO
.
De acordo com quase tudo, excepto algumas insinuações a respeito do clube mais intrinsecamente Português, enquanto os outros dois são de bairro e de uma cidade da Província.
No que respeita às minhas queridas acompanhantes no Clube com a melhor Academia de formação do Mundo, estou de acordo. Quando elas saltam, qualquer (homem) se põe em pé. Tenho dito.
.
Leão d'Alameda
.
O BENFICA É: - O maior clube do mundo, do universo, quiçá até de Lisboa. Disto não há duvida e temos o Guiness para provar. - O clube com as gajas mais feias. Em Portugal se não fossem as sportinguistas, nós benfiquistas andavamos a dar com a cabeça nas paredes. - O clube com os presidentes mais labregos. Ex.: Vilarinho e Luís Filipe Vieira. - O clube com o maior número de bêbados de tinto nas bancadas durante um jogo em casa. É disto tb não há qualquer dúvida.
.
O SPORTING É: - O clube com a maior comunidade de betos ao cimo da terra. Já vi vários jogos no estádio do sporting e é vê-los com o seu polozinho Gant, o seu sapatinho vela e o cabelinho "à f***sse". Até faz impressão. Os betos do sporting não se enfurecem quando o sporting perde... ficam agastados; não chamam "filho da p***" ao arbitro... viram-se para o adepto ao lado apontado para a jogada e dizem "viu este lance?!... é um escandalo!"; não queimam o cartão de sócio quando perdem com o benfica.... resignam-se e vão esquecer para a Kapital. - O clube com o maior numero de Skinheads. Bem... não podiam ser do benfica porque, o maior jogador de todos os tempos do benfas ... é preto! Dão um certo colorido ao clube. De um lado temos os senhores doutores bem vestido e do outro... os barbaros skinheads... parece um quadro de caça, os Lordes a cavalo e os cães raivosos a espumar da boca à volta à procura da lebre. - O clube com as mulheres mais boas deste pais. Já vi rabinhos naquele estádio que me deixaram a pensar que o bilhete de época nem é assim tão caro. E quando elas saltam para comemorar golo... tudo salta com elas... é uma alegria. - O clube com a maior casa de banho do mundo! Auto-explicativo.
.
O PORTO É:- O clube com as adeptas mais ordinárias do mundo. Juro que é. Por vezes, em transmissões televisivas, ouço palavrões que nem sabia que existiam. Elas saltam da bancada e chamam coisas ao arbitro que acho que... nem dá para ser. - O clube com o estádio mais arejado do mundo.- O clube com o recorde de estações de serviço vandalizadas. Sempre que vêem jogar a lisboa... pimba! vai de lixar uma estação de serviço. Vai de partir aquela merda toda, apenas para acalmar a derrota... ou então para comemorar a vitória. - O clube com o bicho mais estúpido como mascote!... epá... sonho com o dia que o Porto (também nisso) resolva imitar o benfas e solte o dragão do topo do seu estádio para vir aterrar cá em baixo... ao pé dos jogadores. (No sporting foi pensado algo semelhante. Como o leão não voa, a ideia era catapultar 1, em cada jogo em casa, de maneira a acertar no circulo do meio campo ou, com um pouco de sorte, no Tello. Ainda não tiveram autorização da direcção). - O clube com a direcção mais Mafiosa. Consta que nas reuniões da direcção, é beijado o anel de Pinto da Costa e são sacrificados Benfiquistas para dar de comer aos Defesas Centrais dos escalões de formação.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não sei quem são os canitos, mas eu gosto do Sporting :)
Como detesto futebol a escolha deve-se ao atletismo: eu era pequenina e admirava muito o Carlos Lopes. Bem sei, bem sei, o Benfica está também a apostar no atletismo e tem uma Vanessa Fernandes. Mas agora eu já sou demasiado crescida para mudar.
P.S. Não sou betinha e não acho muita piada aos polozinhos Gant Mas conheço muitos benfiquistas que o são! É essa a riqueza dos clubes na era da cultura de massas: acolhem todo o tipo de pessoas independentemente da sua origem social, cultural, política ou até religiosa.

De Amor e de Terra disse...

Não gosto de futebol e dos desportos de que sempre gostei, neste momento,o que posso praticar será talvez o jogo do botão ...
por tal motivo, nesta estória de clubismos, "nem o coração me mexe!"


Maria Mamede

redonda disse...

Eu que nem digo um palavrãosinho que seja, snif...


Não gosto lá muito de futebol, mas sou do Porto, claro! O texto está engraçado e bate em todos...

Anónimo disse...

Ó Bictorzinho

Nom te amofines, carago. Bai em frente e nom caias no bueiro. Bibó Sporting! O PdC ainda bai pró xilindró - e bai bem, canudo!

Um abraçom

H, o KK

Filoxera disse...

Sou lisboeta, mas o Porto é a minha cidade do coração, como,aliás, já escrevi no meu blog.
Já "liguei" mais ao futebol, mas o FCP é o meu clube.
Até breve.

Belisa disse...

Olá

E Viva o Benfica!

Beijos estrelados

Victor Nogueira disse...

COMUNICADO OFICIAL

Neste momento a classificação é
FCP - 3 (eu tb conto, carago)
SCP - 2
SLB - 1
VFC - 0
Jogos Nulos - 1

Victor Nogueira

José Lopes disse...

Eu nem me pronuncio sobre futebóis, pelo menos com frequência e os devidos conhecimentos. Aqui vai: os 3 mereciam ter sido eliminados da Taça, tão mal se portaram.
Pois é! Perguntaram, eu respondi.