Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

em torno de Oscar Niemeyer






Óscar Niemeyer



«Os mesmos jornais e televisões que atacam os comunistas sem piedade rendem homenagem a Oscar Niemeyer. Porque era um génio, porque era um sonhador, porque era um humanista. Mas nunca por ter sido comunista. Essa é a parte que escondem para que não se saiba que é a rebeldia que estimula a arte e a cultura. Niemeyer era comunista como Pablo Picasso, Bertolt Brecht, Pablo Neruda, Carlos Paredes, Lopes Graça, Maiakovsky, Lorca e Tina Modotti." (pelo Bruno Carvalho)»


Em Portugal morreram outros dois comunistas - Joaquim Benite, encenador teatral, e Papiniano Carlos, escritor — 

com Paula LourencoManuel Mendes MendesJoaquim PessoaJose Carlos CardosoOrlanda De Castro BarrosSão Ribeiro Flor AmizadeJose DiogoJudite FaquinhaJosé Luis AlvesFrancisco SantosCelino SilvaModesto A LutaBárbara SantosAna RoqueFernanda ManangaoElsa CerqueiraAna Sara CruzCidália AraújoFrancisco Gentil Apolonio,Graca Maria AntunesAvelino BentoAntónio GarrochinhoCarlos Rodrigues,Sidónio CandeiasFrancelina OliveiraJosé Silva OliveiraMaria Célia Correia Coelho,Isabel OliveiraManela PintoSindicalizado PortugalArmindo LoureiroJosé Luis Almeida AlbuquerqueIsabel ReisNala MarquesTaberna da ResistênciaMaria Jorgete TeixeiraAna AlbuquerqueClara Roque EstevesBelaminda Silva,Yolanda BotelhoLia BrancoFilipe ChinitaMaria Amélia MartinsManuela Silva,Tita TitinhaDeolinda Figueiredo Mesquita e Cecilia Barata.

Gosto ·  ·  · Partilhar · Editar · Promover · há 9 horas

  • Oscar Niemeyer saiu do Partido Comunista em 1990. Assim como mtos outros, a maior parte, que foram citados acima foram do PC durante algum tempo da sua vida mas dp entraram em conflito com as ideias do Partido e sairam.
  • Victor Nogueira Fátima Correia Pelo que leio Niemeyer foi militante do PCB - se saiu ou não, desconheço - mas nunca renegou os valores do comunismo e a sua opção de classe.


    Quanto aos restantes citados por Bruno, este apenas refere os seus ideais comunistas. Embora seja natural que os defendam organizados em partidos que se reclamam do marxismo e do comunismo


  • Oscar Niemeyer saiu do Partido Comunista em 1990. Assim como mtos outros, a maior parte, que foram citados acima foram do PC durante algum tempo da sua vida mas dp entraram em conflito com as ideias do Partido e sairam.
  • Victor Nogueira Fátima Correia Pelo que leio Niemeyer foi militante do PCB - se saiu ou não, desconheço - mas nunca renegou os valores do comunismo e a sua opção de classe.

    Quanto aos restantes citados por Bruno, este apenas refere os seus ideais comunistas. Embora seja natural que os defendam organizados em partidos que se reclamam do marxismo e do comunismo
  • Graca Maria Antunes Que interessa se era comunista ou não? Era um génio.The end
  • Victor Nogueira LOL Graca Maria Antunes Tb Hitler foi um génio, mas do mal LOL
  • Jose Ferreira Fátima Correia, não é bem assim. Óscar Niemeyer saiu do PCB no congresso do "racha"... com toda a esquerda. Os que ficaram levaram o PCB para a direita ao ponto de mudar o nome do partido para PPS. Logo de seguida, essa "racha" faz uma conferência de onde sai o PCB actual (aproveitando a mudança de nome do PPS, o novo partido recuperou o velho nome). Niemeyer não só desenhou o cartaz da dita conferência, como é o autor do seu lema: "Enquanto houver miséria e opressão, ser Comunista é a nossa opção."
  • Jose Ferreira O líder do grupo de Niemeyer que "saiu" do congresso em 1990http://www.youtube.com/watch?v=QoQEly_K44c
    Intervenção de Ivan Pinheiro no décimo congresso do PCB.
  • Victor Nogueira Grato, Jose Ferreira pelo esclarecimento, prestado tb a Fátima Correia
  • Já vi que as fontes de informação que temos são mto diferentes.
  • Ana Albuquerque Fátima Correiia, já depois de ter feito 100 anos, Niemeyer disse isto: "Enquanto houver miséria e opressão, sermos Comunistas é a nossa decisão". Não me parece que tenha deixado de ser comunista.
    há 23 horas · Gosto · 1
  • Maria Amélia Martins exatamente José Ferreira, tambem me contaram assim...
  • Victor Nogueira Fátima Correia A comunicação social em Portugal, ao contrário de FC, refere-se a Niemeyer como sendo comunista, citando a sua frase que Ana Albuquerque cita e consta do cartaz cuja reprodução José Jose Ferreira me enviou e reproduzo. "Cartaz que o camarada Oscar Niemeyer fez para a arrecadação de fundos do processo de reconstrução revolucionária do PCB, no início da década de 90.", segundo Gabriel Mendanha Guarani-Kaiowá e o PCB

    José Ferreira diz que Niemeyer e muitos outros comunistas saíram do PCB qd este se transformou em pps, no IX Congresso, em 1991, não deixando de ser comunista e retornando ao PCB no ano seguinte, nas condições que JF refere tal como o PCB:

    «Quando o nosso Partido foi atacado pelo liquidacionismo, no IX congresso em 1991, lá estava ele, no plenário do auditório da UERJ para dizer: “Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão”.

    Após a ruptura com os liquidacionistas, que viraram as costas para a história, em 1992, Oscar Niemeyer foi eleito o presidente de honra do PCB». 


    Aliás, o próprio site do PCB -http://pcb.org.br/portal/
     - refere largamente Niemeyer em vários artigos.

    Apesar dos esclarecimentos e do vídeo reproduzido por José Ferreira reconhece Fátima Correia o seu equívoco ? Não.! 

    Para ela Niemeyer e a maioria dos comunistas citados por Bruno Carvalho deixaram de sê-lo e saíram em ruptura com os respectivos partidos. Quem são eles ? « Pablo Picasso, Bertolt Brecht, Pablo Neruda, Carlos Paredes, Lopes Graça, Maiakovsky, Lorca e Tina Modotti» 

    A estes Joaquim Pessoa acrescenta, indubitavelmente, « José Carlos Ary dos Santos, Carlos de Oliveira e José Saramago, » e eu, tb indubitavelmente, dois falecidos nesta data: Joaquim Benite e Papiniano Carlos. 

    Dará sempre jeito a «liquidacionistas» do ideal comunista reescrever a história e minimizar quem está do lado do futuro e do pé descalço e não renegou os ideiais do comunismo, da solidariedade e do humanismo não capitulacionistas?

    Eis o cartaz

    pcb.org.br
    PCB - Partido Comunista Brasileiro
  • Sindicalizado Portugal As pessoas juntas num ideal fazem os partidos... de forma a identificarem-se e estarem unidas num caminho para uma sociedade que acham mais justa para os Homens e para a sua condição humana... uns vêm-se como uns seres individualistas que querem alcan...Ver mais
  • Graca Maria Antunes Victor Nogueira: Niemeyer: Um génio q por acaso era ou foi comunista.Hitler era um génio? Ou uma aberração? : ) Eu só queria chegar ao seguinte: para que havemos de pôr rótulos nas pessoas? Admirar ou não apenas pelo homem, pela obra.
    há 10 horas · Gosto · 1
  • Victor Nogueira Graça Graca Maria Antunes - Dizer que alguém é comunista não é um rótulo, mas sim um atributo, uma condição. A burguesua e não só é que usa essa treta dos rótulos para escamotear, para esconder o que lhe desagrada ou qd não tem argumentos.. Lê o que...Ver mais
    há 8 horas · Editado · Gosto · 2
  • E desde quando o PC é "dono" de valores como solidariedade, humanismo, justiça, liberdade de expressão, ...esses valores estão com as pessoas ou não estão, não é pertença de partidos. Olhe para os paises com regimes comunistas e veja o que eles fizeram e ainda hoje fazem. Sabe qtas Pessoas matou Mao Tse ??!! 46 milhões!!! SAbe o que existe hoje na Coreia do Norte ??!! Total falta de liberdade de expressão, imensos presos politicos pq ninguem pode falar contra o partido, tortura, fome, miseria !!! Ditaduras de direita ou de esquerda são iguais !!! Já vimos e continuamos infelizmente a ver!!! Só não vê , quem não quer !! E ditaduras nunca mais !!!
  • Victor Nogueira Fátima Correia baralha o jogo e quer ficar com os trunfos todos ? E sobretudo não sabe ou não quer ler ou debater. Prefere a xicana ? Na xicana não alinho !

    Eu não disse que o pc (o português ou todos ?) é/são o(s) dono(s) do seu bla- bla bla Agora é natural que as associações sejam constituídas por pessoas que comungam de determinados valores embora desse modo tb influenciem os seus membros ou simpatizantes.

    E não me venha com essa dos mortos e das ditaduras e das liberdades. Olhe para os países capitalistas ou católicos. Estude história e veja qual a percentagem de mortos ou genocídios culturais e populacionais provocados pelas guerras religiosas [ com os cristãos e católicos em lugar destacado como responsáveis ] os mortos em resultado da repressão das revoltas camponesas na Europa ou das revoluções burguesas como a Britânica ou a Francesa ou os genocídios perpetrados pelas "civilizações" europeias nas américas, em áfrica, na austrália. 

    Ditadura nunca mais ? Não precisa de sair de Portugal para ver a bela democracia que ps-psd.cds instalaram em Portugal depois de 1975: uma sociedade da abundância e bem estar quer a maioria não vislumbra ! Liberdade ? Que liberdade tem quem não tem trabalho ou rendimentos ? A quem pertencem os meios de comunicação influentes ? Mas apesar disso, encontra lá notícias – não todas – sobre o estado “súcial! A que chegámos estamos com o “socialismo” em liberdade. Leia a Declaração Universal dos Direitos do Homem da ONU e outras complementares e posteriores. 

    - até ver - e de Brecht 

    Precisamos De Você.

    Aprende - lê nos olhos,
    lê nos olhos - aprende
    a ler jornais, aprende:
    a verdade pensa
    com tua cabeça.

    Faça perguntas sem medo
    não te convenças sozinho
    mas vejas com teus olhos.
    Se não descobriu por si
    na verdade não descobriu.

    Confere tudo ponto
    por ponto - afinal
    você faz parte de tudo,
    também vai no barco,
    "aí pagar o pato, vai
    pegar no leme um dia.

    Aponte o dedo, pergunta
    que é isso? Como foi
    parar aí? Por que?
    Você faz parte de tudo.

    Aprende, não perde nada
    das discussões, do silêncio.
    Esteja sempre aprendendo
    por nós e por você.

    Você não será ouvinte
    diante da discussão,
    não será cogumelo
    de sombras e bastidores,
    não será cenário
    para nossa ação

    ~~~~~~~~~~~~~

    Louvor ao Estudo

    Estuda o elementar: para aqueles
    cuja hora chegou
    não é nunca demasiado tarde.
    Estuda o abc. Não basta, mas
    Estuda. Não te canses.

    Começa. Tens de saber tudo.
    Estás chamado a ser um dirigente.
    Freqüente a escola, desamparado!
    Persegue o saber, morto de frio!

    Empunha o livro, faminto! É uma arma!
    Estás chamado á ser um dirigente.
    Não temas perguntar, companheiro!
    Não te deixes convencer!
    Compreende tudo por ti mesmo.

    O que não sabes por ti, não o sabes.
    Confere a conta. Tens de pagá-la.
    Aponta com teu dedo a cada coisa
    e pergunta: "Que é isto? e como é?"
    Estás chamado a ser um dirigente.
***

O nosso partido - Victor Nogueira

Victor Nogueira 
.
.
--> 



O nosso partido
é o futuro no presente construído
Na praça se demonstra
Na praça se vê
Na praça se ouve
Na praça se diz
.

Abril é passado
presente o deserto
esperança o futuro
.

fora dele....... deste nosso partido
sem vida é o presente
sem humanidade o futuro
vazios os campos
inóspita a cidade

.



1982 | 1992
No comboio para o Barreiro

Brueghel - Dança de Noivado


Sem comentários: