Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

domingo, 23 de outubro de 2011

Mar de Calmaria ~ Victor Nogueira




Quarta-feira, 1 de Setembro de 2010



 ian van de capelle - calmaria

* Victor Nogueira
.
1. - Vou lançando as minhas palavras ao vento em mar de calmaria !!
.
.
2. - Nada tenho para dar, nada espero receber. Como diria Pessoa, "merda, sou lúcido". Ninguém poderá ser feliz comigo e eu, da felicidade conheço apenas breves instantes ! Há muitos anos que não escrevo poesia e se vires a cantilena é do passado milénio. Lanço as minhas palavras ao vento e na ressaca vem apenas a aridez e o olhar fixo no horizonte, com um sorriso de pedra colado à pele e o mar coalhado de cinzas e de flores esmaecidas . Nada espero da vida real, menos ainda da vida virtual . Refiro-me às pessoas à medida que envelheço, subscrevendo inteiramente duas frases de Saramago:
.
 - Somos todos uns pobres diabos,mesmo os génios. A ironia utilizo-a sempre não como um truque, mas como alguém que estivesse dentro de mim e me fosse dizendo "não te iludas" (Saramago)
.
- O retrato fiel do que sou deixou-o escrito Gramsci: "Pessimista pela razão, optimista pela vontade.". Está tudo dito. (Saramago)
.
Se te não considerasse, não te ligaria ! Bjo, mana desirmanada ! 
.

1 comentários:

VictVictor Nogueira disse...


Maria Jorgete Teixeira
Neste texto, o sujeito poético traça o retrato de alguém desencantado, que quer passar pela vida sem grandes envolvimentos, livrando-se das emoções, um pouco ao gosto da ataraxia de Ricardo Reis. De notar o título "Calmaria" que nos remete para uma vida sem sobressaltos, deixando correr o tempo, "carpe diem".
.

A necessidade de abolir o sentimento é posta na referência a Pessoa e à sua lucidez: a lucidez que o impede de ser feliz ou fazer feliz a alguém.Mas este desejo de indiferença é traído logo a seguir quando nos fala do retorno das palavras que lança "ao vento":" a "aridez"" o olhar fixo", "o mar coalhado de cinzas"" as flores esmaecidas"remetem para o sofrimento de que pretende fugir.
Ao mesmo tempo que diz viver em paz, vai escutando a voz que diz "não te iludas", o que demonstra que tem medo dessa ilusão.
2011.10.22

Sem comentários: