Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

José Afonso - Um amigo (1)

* Victor Nogueira
.
Para muitos de nós o Zeca foi uma referência e um amigo. Ao vivo, só o vi duas vezes; num dos últimos espectáculos, no Clube Naval Setubalense, quase sempre sentado por causa da doença que o mataria, e outra no meio da multidão num dia normal na Praça do Bocage. O Zeca tinha uma voz rica e era um homem solidário, que os senhores do dinheiro através dos seus tiranetes e marionetas, quiseram calar, maneira eufemística de dizer ASSASSINAR, que é o que decorre da proibição de trabalhar, do activo repúdio do comunismo e outras formas subversivas, do desemprego, do dia de trabalho à hora, à peça, ou do desemprego, seja ele resultante da informação de bufos e PIDES, seja pela prepotência do patronato, seja este analfabeto ou matarroano ou mal vestido, ou doutorado, bem vestido, bem penteado e escanhoado, para além de perfumado.
.
Durante o meu «exílio» em Évora, a música foi uma das minhas amizades e companhias. Entre outra, o canto de intervenção, de que destaco três «amigos» - o Zeca, o Adriano e o Joaquin Diaz. Para não falar, noutra onda, no Jacques Brell, no Charles Aznavour, no Gilbert Bécaud e na Edith Piaff.
.
Por isso, andando por ali e por aqui, convido-vos a visitar José Afonso. A entrada é aqui -> Maria Faia - José Afonso
.
.

5 comentários:

pin gente disse...

gosto particularmente do "largo do breu" e de quase todas as suas baladas

abraço
luísa

ps- continuo sem saber qual o novo desafio!

De Amor e de Terra disse...

Fico muito feliz com todas estas iniciativas que felizmentem teimam em não deixar esquecer José Afonso; É bom que insistamos neste e noutros testemunhos para que os nossos vindouros saibam quem foi (foram) e o que fez (fizeram) pela Liberdade, para que apesar de tudo o nosso, também deles HOJE, fosse melhor que o passado.

Também na Maia, amanhã Domingo,pelas 16 horas, no
Auditório principal do Forum, haverá um grande espectáculo, onde estarão presentes vários Amigos e entre eles um, conhecido de todos, FRANCISCO FANHAIS, para que a LEMBRANÇA não morra nunca.

Bj

Maria Mamede

De Amor e de Terra disse...

Verdade verdadinha, gosto de quase tudo com a mesma intensidade!

Bj

Maria Mamede

Victor Nogueira disse...

sábado, 17 de Novembro de 2007 16:29

Assunto: Re: José Afonso - um amigo

Um amigo...e um lutador.......

Paulo Sempre

Unknown disse...

Sempre gostei muito do José Afonso, gosto de todas as canções que ele cantava,tinha uma voz maravilhosa, eu não me canso de o ouvir, um grande revolucionário, para mim não morreu está sempre no meu coração...Grande Zéca