Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

domingo, 27 de janeiro de 2008

Convívio do Tempo ... Extra (7) - Manifesto pelo Direito à Vida


* Victor Nogueira
.
... dos que morrem na Palestina, no Iraque, na América Latina, em África, na maioria dos países asiáticos. Que morrem e morreram vítimas da destruição das suas economias pelo capitalismo galopante e agora globalizante nos seus tentáculos. Pelas crianças que nasceram condenadas à subnutrição, pelas pessoas vítimas dos bombardeamentos e das guerras porque o fabrico e venda de armamento é um negócio para dar dinheiro aos grandes accionistas. Pelas vítimas do desemprego, da negação do direito ao trabalho e à felicidade. Pelas vítimas dos embargos económicos, hoje decretados pelos EUA, ou dos embargos da poderosa indústria farmacêutica. Pelas vítimas das perseguições religiosas pretensamente feitas hoje pelos muçulmanos, outrora tolerantes, e ontem e hoje pelas igrejas cristãs e as guerras em seu nome, incluindo a intolerante e misógena igreja católica apostólica românica, com os seus autos de fé e menosprezo pelas mulheres, durante séculos consideradas seres sem alma. Pelo direito à vida de todos nós, mesmo daqueles que não questionam nem fazem por mudar um sistema de organização da sociedade baseado em princípios egoístas e predadores, conducente à destruição da vida neste planeta, paulatinamente levada a cabo nos seus poucos séculos de existência face aos milhões de anos de existência de vida na Terra.
.
Porque o direito à vida não é apenas o direito a nascer. É o direito a viver em harmonia com a natureza e com os restantes seres vivos, com dignidade, com saúde, com inteligência, sem subordinação a senhoritos/as e seus capatazes e homens/mulheres de mão, bem ou mal cheirosos e vestidos com maior ou menor elegância, por cima da mentira e da miséria de milhões
.
2005.03.17

Lê e divulga, se entenderes que vale a pena, mesmo que a alma seja pequena
Escrito e divulgado durante a campanha para a descriminalização do IVG
.
Distribuído pela minha mailing list em 2005.03.17 e publicado no Kant O Ximpi em - 2007 Maio 21 e na Travessa do Ferreira em - 2007 Maio 22

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Tudo tem direito à vida
bichos, gente, natureza
como a paz de tão perdida
à procura de defesa!...


Bj

Maria Mamede

A OUTRA disse...

Tudo tem direito à vida, à vida com qualidade, com decência e essa qualidade e decência, sabemos bem nem todos a têm.
A escravatura continua, os direitos humanos são uma treta para muitos, que sofrem horrores, escravizados até pelos seus próprios irmãos de cor.
Todos sabem isso bem, mas só se lembram quando por vezes lhes bate à porta por qualquer motivo.
Por vezes penso que ou não vejo ou sou analfabeta, ou talvez "analfabruta"!
Nem sempre me apetece comentar mas hoje apeteceu-me e não foi por me chamares: "desaparecida"
Até qualquer dia
Maria