Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 17 de novembro de 2007

Zeca Afonso - um amigo (2) - Os Vampiros




* Victor Nogueira
.
No post anterior falei das duas únicas vezes em que me lembro de ter visto o Zeca Afonso pessoalmente. Mas já o «conhecia» de Luanda, duma data, que situa entre 1964 e 1966. quando em casa recebi um telefonema do meu colega do Liceu e amigo Virgílio que me disse um pouco em surdina: «Ouve este disco que acabou de me chegar às mãos». E assim, pelo telefone. ouvi pela 1ª vez o José Afonso, interpretando «Os Vampiros».
.
.
Continua em José Afonso e o Canto de Intervenção
.
.
.
Em 1959 frequenta colectividades e canta regularmente em meios populares. No ano seguinte são editados mais dois singles: «Balada do Outono» e «Dr. José Afonso em Baladas de Coimbra / Menino do Bairro Negro». Este último inclui «Os Vampiros», canção proibida pela censura e pela PIDE. «Os Vampiros», juntamente com «Trova do Vento que Passa» (gravada só em 1963), escrita por Manuel Alegre e cantada por Adriano Correia de Oliveira, constituem um marco fundamental da canção de intervenção e de resistência antifascista. .
.
Texto parcialmente transcrito de -> África - Europa - América - BIOGRAFIAS - José Afonso

Sem comentários: