Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 10 de novembro de 2007

Tautologias


* Contribuição de Luís Leão
Você sabe o que é tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.

O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:


- elo
de ligação

- acabamento
final

- certeza
absoluta

- quantia
exata

- nos dias 8, 9 e 10,
inclusive

- juntamente com

-
expressamente proibido

- em duas metades iguais

- sintomas
indicativos

- há anos atrás

- vereador da cidade

- outra alternativa

- detalhes minuciosos

- a razão é
porque

- anexo
junto à carta

- de sua livre escolha

- superávit positivo

-
todos foram unânimes

- conviver junto

- fato
real

- encarar
de frente

- multidão
de pessoas

- amanhecer o dia

- criação
nova

- retornar
de novo

- empréstimo
temporário

- surpresa
inesperada

- escolha
opcional

- planejar antecipadamente

- abertura inaugural

- continua a permanecer

- a última versão definitiva

- possivelmente poderá ocorrer

- comparecer em pessoa

- gritar
bem alto

- propriedade
característica

-
demasiadamente excessivo

- a seu critério pessoal

- exceder em muito .


Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está caindo nesta armadilha.

Gostou?

Repasse para os amigos amantes da lingua.

5 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Muito interessante, sin senhor; gostei e muito,

Bj

Maria Mamede

pin gente disse...

fartei-me de rir.
mas grito mais alto ainda... onde fica a poesia?

abraço
luísa

pin gente disse...

acho que o meu grito não foi entendido... "grito mais alto" em favor dela... ou não seja eu uma useira desta técnica.
abraço
luísa

ps - resposta em minha casa também

Anónimo disse...

pin gente disse...
victor
agradeço pelo pimpolhito, pela minha margarida (não guida).
quando à tautologia e à poesia... o meu grito é de apoio, pois não consigo imaginar uma sem a outra. aliás não consigo imaginar a escrita sem liberdade. usar e abusar, cada um decidirá se vai ou não gostar.
já tinha reparado que são muitos mas ainda não pude dar a devida atenção... prometo que o farei sem data anuncidada (será também uma tautoligia? "data anunciada"). alguma são por demais evidentes outras nem tanto. algumas são feiosas, outras até são giras. não creio que me seja possível deixar de "tautalogar"...
e o próximo convívio já foi anunciado? é preciso levar multa? a indumentária é formal ou informal? eheh
qual o tema?
abraço
luísa
NOTA - Esta era a casa a que se referia pin.gente no post anterior. Custou mas percebi.

pin gente disse...

então e as respostas às minhas perguntas?
continuo à espera...
abraço
luísa