Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ao Sabor do Olhar (30) - Grafitti

12/Fev/2008



* Lírio Roxo

.
.

A Finalidade deste Lugar (clique nesta hiperligação depois de ler o texto)


Este lugar tem a finalidade de mostrar trabalhos de "graffitis" que encontrei, que muitas vezes passam despercebidos ou irritam quem passa, por considerar que sujam muros sem vida, muitos deles abandonados e degradados, não parando para ver o que de trabalho e arte está para lá daqulilo que está à vista.
.
Antigamente eram os mosaicos e frescos nos muros e paredes de edifícios públicos e particulares, como nos nostram escavações tais como Miróbriga e Conimbriga, os mais conhecidos, e que nos surpreendem pela sua beleza de cores e desenhos.
.
Exemplo também, os frescos que ornamentam palácios pombalinos e nos deixam maravilhados, a maior parte de artistas desconhecidos e que se encontram em quase todos os palácios e palacetes de Lisboa.
.
Agora são os graffitis que tornam os muros e recantos sem vida, verdadeiras galerias de arte.
.
Não me refiro ao grafitti que nos sujam as paredes das casas e monumentos como uma contestação que, sem arte irritam quem os vê e a nada leva, mas a estes, de verdadeiros artistas, com significados profundos e cheios de beleza.
.
Áqueles que os encontrarem, espalhados por tantos lugares escondido por vezes, peço que não os destruam e que, se lhes for possível os fotografem, ou indiquem a quem possa fazê-lo, o lugar onde se encontram, pois seria bom ficar o registo do trabalho dos jovens de hoje, para ser visto pelos jovens de amanhã.
.
Como nem sempre é possível fotografá-los como desejaria e tenho de fazê-lo a pouco e pouco, no título das fotografias existen hiperligações que poderão levar a outras fotografias para melhor compreensão, da sequência dos temas fotografados, quando for caso disso .
(...)
.
A pouco e pouco vou descobrindo onde os graffitis se encontram.
.
Nem sempre eles são obras de artistas, mas não só esses me interessam, precisamente porque, a imaginação, as cores, o que escrevem são por vezes uma surpresa, interessando incentivá-los.
.
Por vezes encontram-se motivos enternecedores e de bom gosto que me deixam entusiasmada a procurar mais e mais.
.
Espero poder ainda mostrar algo que certamento irão gostar.

.
.
Fotografia da editora do Blog Lírio Roxo
Escolha da responsabilidade de Victor Nogueira
.
* Victor Nogueira
.
Li a badana lateral do Lírio Roxo e lembrei-me que nas minhas photoandices, especialmente nos edifícios medievais, há algumas pedras «marcadas»: mal se dá por elas, mas é o «grafitti» em que poucos reparam, uma «anomalia» que é a assinatura do pobre e analfabeto canteiro que a «história» não regista, mas apenas se sabendo o nome do «arquitecto» ou do senhor que seu nome ao palácio ou da terra ao castelo.
.
.
Sobre este tema ver também, se quiser:
-
Riscos nas Paredes? - 25 comentários

Grafittis - Galeria de videos

.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

És terrivel Victor!...
Perguntaste-me o outro dia sobre códigos dos comentários.
Quando entramos a primeira vez aparece o código se colocarmos mais que um comentário já não aparece.
Aqui tenho eu de escrever as letras que cá estão se colocar outro jão não aparece porque me reconhece.
És terrivel e estou muito baralhada.
Bj
Maria

De Amor e de Terra disse...

Olá Victor, bom dia Amigo!
Finalmente cheguei!!!
E fiquei muito feliz por ver que acabas de abraçar um tema interessantíssimo (que vou aprendendo a OLHAR) e a que os jovens de hoje têm lançado mão para "dizerem de sua justiça".
Um beijo enorme

Maria Mamede

Filoxera disse...

Há grafittis que são obras de arte.
Beijos.

A OUTRA disse...

Tinha acabado de colocar um comentário, quando cheguei aqui.
Estive a ler este trabalho sobre os graffitis, e digo-te que hole falaram-me sobre eles, no entanto segunda-feira a conversa vai ser mais esclarecedora.
Vamos ver o que me contam.
Bom trabalho
Bj
Maria