Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

domingo, 4 de novembro de 2007

Viva São Pedro!

Hoje o Outlook está em reparação, pelo que sou forçado a interromper o Convívio de Outono. Mas como tenho outro material em lista de espera e já vos tinha falado do José Torres em A Manadeira fui ao blog dum dos irmãos buscar um dos seus saborosos textos, que espero apreciem também.
.
Amanhã prossegue o Convívio de Outono e vai sendo altura de se pensar noutro. Entretanto, com ou sem reparação do Outlook, o «Outono» continua porque há outras maneiras de aceder ao correio electrónico e às vossas obras, embora um pouco mais trabalhosamente.
.
Então, até mais logo e fiquem com S. Pedro.
.
Victor Nogueira
.
.

VIVA SÃO PEDRO!

* José Torres

Hoje é dia de S. Pedro... e, já agora, também de S. Paulo, embora pareça que deste ninguém se lembra!

Mas o que é que isto tem de especial? Acho que nada, se pensarmos que todos os dias têm um Santo, ao qual podemos dedicar as nossas preces.
Mas, como há Santos que mais santos são do que outros, a verdade são que S. Pedro entra no rol dos que foram privilegiados pela memória popular.

Então, para mim, o S. Pedro supera todos, mesmo o S. António e o S. João, apesar dos festivais de sardinha assada e outras folias que estes últimos nos trazem, sem falar nuns feriaditos, pois claro!

Volto à carga: - para mim o Santo dos Santos é mesmo o S. Pedro e desta não abdico.

Porque me recorda tantas coisas e foi fonte de inspiração para algumas decisões, talvez controversas, mas que não houvera tomado se o santinho não me viesse à cabeça!

Miúdo de escola, do velho Vilar Formoso . o do Povo pois a Estação é outra coisa . era neste dia que todos os anos se fazia uma espécie de tourada, com .touros. especialmente vindos da planície adjacente, de terras de Castela, dos pastos de Ciudad Rodrigo ou coisa semelhante, de ali bem perto com certeza.

Então, nós os miúdos colaborávamos, com a nossa fraca força braçal, no transporte e colocação dos carros de bois que iam servir de delimitação da praça e era uma festa ir buscá-los aos currais e ver os mais graúdos dirigir as operações, de forma superiormente estratégica!

No dia da tourada e de S. Pedro, os mancebos montavam, de noite, os seus cavalos e ala que aí vão eles, transpondo a fronteira e .roubando., pela calada da noite, uns touritos distraídos nos pastos de Castela e que, mais tarde, iam devolver!

Destarte, de manhã já os animais ruminavam, no artesanal curro da praça, que raio de coisa estavam alí a fazer, pois nem lhes cheirava a existência de Manoletes por aquelas bandas!

Mas a festa fazia-se na mesma, com os amadores que às donzelas . naquele tempo havia, julgo eu . mostravam a sua viril coragem, enquanto estrelejavam foguetes e a banda tocava.

Entretanto, a miudagem metia-se debaixo dos palanques, formados por tábuas intervaladas, em ousadas tentativas de assim vislumbrar umas nesgas das pernas das raparigas.

A brincadeira às vezes saía cara, pois, no dia de escola seguinte, era sabido que nos esperavam umas palmatoadas, porque as visadas iam fazer queixinhas ao Sr. Professor, quando não também ao Sr. Abade... o que dava direito primeiro a uma lambada e depois a uma severa confissão, com ameaça de inferno e tudo!

Eu não era dos que mais prevaricava, não senhor, tanto mais que, nesse dia, sentia que tinha um encargo especial, que era o de .vigiar. as andanças do avô Jaime, .el guardita retirau. como ele bonacheirosamente gostava de se intitular.

Esse era o dia por ele escolhido para a bebedeira-mor do ano, ele, coitado, que tinha duas mulheres sempre a controlar todos os seus actos e todos os seus míseros tostões (A mulher e a filha, que Deus lhes perdoe e lhes dê eterno descanso).

Mas, nesse dia, não havia grilhetas que o impedissem de proclamar a sua liberdade e afundar as suas mágoas nos copos das tabernas, recordando-me que, ao tempo, existia uma logo abaixo do adro da Igreja.

Eu ficava apavorado, tentava demovê-lo, arrastá-lo até para casa, mas não havia força que o impedisse de assim comemorar o S. Pedro!

Daí que, com os copitos, revia-se nos tempos de garboso mancebo . e ele era garboso e são e meigo e jovial e melancólico, tudo ao mesmo tempo e especialmente de uma envolvente doçura . e ei-lo a entrar na praça, a tentar sortear o touro, enquanto eu o agarrava desesperadamente o melhor que podia!

Era uma festa, o S. Pedro e um dia de grande responsabilidade para mim, podem acreditar!

E que saudades sinto hoje desse .guardita retirau., que gostava de saber como ia o mundo e as suas guerras e que, por isso, tantos jornais enviei (mesmo muito atrasados), já nos meus tempos de jovem .lisboeta., que tanto prazer me dava quando me pedia, nas férias, um cigarro de .cu aberto.! E eu que já não consigo lembrar-me de que raio de cigarros se tratava!

Pois era assim o S. Pedro, em Vilar Formoso, com a banda a desfilar pelas ruas, com intervalos para molhar a palavra . recordo-me de o fazerem também na casa da tia Olinda, apesar de tão humilde . eu a correr atrás das canas... etc. etc. etc.

Sinto saudades, feitas de uma mistura de momentos felizes com outros que me recordam uma infância vivida um pouco ao Deus dará e por isso pouco alegre.

Muitos outros S. Pedros se seguiram, perdi o rasto aos festejos de Vilar Formoso, nem sei sequer se ainda é dia comemorado.

As touradas serão outras, provavelmente, com bimbalhadas à maneira ....

No entanto, o S. Pedro não deixou de ser motivo inspirador.

Daí que tenha estado na génese de uma .façanha., passe o termo, vivida há precisamente 37 anos em terras da Guiné (Vejam lá como já vai vetusta a minha idade)
.
Z...
.
.
in Anomalias junho 30, 2004

Publicado por morfeu às 06:51 PM

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Parabéns Victor!
Muito interessante!!!
Tens "olho clínico" para estas coisas da escolha dos Blogds., desde que te conheço!

Bj

Maria Mamede