Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Livro à mão e a página 161




a.filoxera lançou um desafio a alguns bloguistas, entre os quais me incluiu.
.
Aceitá-lo, não custou. O pior foi o resto.
.
O desafio tem regras:
1) Pegar num livro que tenhas à mão ... não vale procurar
2) Abri-lo na página 161,
3) Procurar a 5ª frase completa.
4) Postá-la no blog.
5) Passar o desafio a 5 bloggers
6) É proibido ir buscar o melhor livro e postar a frase que acharmos mais interessante.
7) Divulgar o nome e o autor do Livro.
.
Mas comecemos pelo fim. Sim, que só o 3º livro preenchia todos os requisitos.
.
«Biatómico - Diz-se dos corpos químicos cuja molécula é formada de dois átomos»
.
Dicionário Prático ilustrado, edição actualizada e aumentada por José Lello e Edgar Lello
.
Lello & Irmão Editores (edição de 1959) - 144 Rua das Carmelitas - Porto
.
Já entraram na Livraria Lello do Porto? Ainda existe e merece uma visita. Quem não a conhecer vá até lá, entre, aprecie e maravilhe-se. Fica pertinho da Torre dos Clérigos.
.
E agora vamos ao princípio da história. O livro mais à mão era o 2º volume da trilogia «Soares - Democracia», entrevista por ele dada a Maria João Avillez. Ia-me dando uma coisinha má, desculpem, mas enfim ... regras são regras. Uma coisa é estudar a «obra» de alguém, outra divulgá-la. Podem agora confirmar. Trata-se da 1ª edição, publicada pelo Público, em 1996. Lá fui em busca da página 161 e ... contém duas fotos do 4º Congresso Nacional do PS, mas a legenda só tem duas ou três frases.
.
Por baixo dele estava uma edição histórica: «Poetas Angolanos - Antologia da Casa dos Estudantes do Império» editada por esta em 1962, mimeografada e com prefácio de Alfredo Margarido. Mas estava fora de questão, pois só tem .. 132 páginas. Mas agora vejo que o Prefácio não consta da numeração. Sendo assim seriam 166 páginas. Neste caso a página 130 correponderia à 161 se o prefácio tivesse sido incluído na numeração de páginas. A 5ª frase completa tanto pode ser «Nasceu em Benguela em 1930 e faleceu em Cambambe (Angola) em 1962» como a que se lhe segue «Era formada em Medicina», referindo-se a Alda Lara. Seguindo esta hiperligação encontram um poema dela.
.
A Filoxera que me desculpe, mas ninguém nomeio. Aos meus visitantes deste blog deixo o desafio, se quiserem aceitá-lo.
.
Para todos aquele abraço do
.
Victor Manuel

1 comentário:

Filoxera disse...

Era escusado pedir desculpas...
Um beijo.