Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quinta-feira, 20 de março de 2008

Convívio do Movimento e Contraste (13) - Intervalo - «Amizades» perdidas



Para: Os Mal Aventurados e Ricos de Espírito para quem não está reservado o Reyno dos Céus, à direita de Deus Pai Todo Poderoso sentados
.
* Victor Nogueira
.

Alguém me redescobriu este post num dos meus blogs, que se sucederam às salas de conversação virtuais e estas às tertúlias de café e às comunidades de vizinhança e reais da minha juventude.

.

Para os Cristãos e para os Judeus a Páscoa era um dia de Festa. Foi na Páscoa que Cristo jantou com os seus amigos e discípulos, poucos dias antes da sua morte e ressureição, abandonado pelos discípulos que depois terão propagado os seus ensinamentos ou a sua Palavra, como apóstolos, com os resultados contrários aos que ele, Cristo ou Emanuel, pretenderia.

.

Reinos não há de facto, salvo o do dinheiro, que condiciona e abafa completamente a ResPública e a sua virtude e honorabilidade.

.

E a ResPublica é um enorme e oco vazio a que não acrescento, por desnecessário, mais adjectivos.

.

Nada resiste à usura do tempo e do pêndulo inexorável no seu vai-vém, neste marcar imparável e constante do dia de hoje, que por breves momentos é primeiro dia do resto das nossas vidas, isto é, de cada um de nós. O Bem ou o Mal é serem cada vez menos os primeiros dias do resto da vida de cada um de nós.

.

Não tenho ovos de Páscoa ou chocolate para oferecer. Como diz certa Imperial Princesa e como tal realista, sou demasiado somítico, não pelos motivos que ela aduz, mas por ser adepto da Igualdade e contra as realezas, sejam imperiais, sejam de lantejoulas ou papelão.

.

Assim, simplesmente, alguém repescou para a mim o texto abaixo transcrito, oferta sem dinheiro nem presentes materiais neste mundo cada vez mais virtual em que vivemos e em que os ainda privilegiados se refugiam. Para cada um/a de vós.

.

E parafraseando Gerald Vandré, para não dizerem que não falei de flores não falo da verdadeira violência que é o Medo que um punhado cria, em seu próprio benefício, na imensidão crescente de homens e mulheres deserdados na inconsciência da sua força, desviada para aspectos secundários como o ser estranho ou diferente, quando as verdadeiras identidades são escondidas pelo Medo que inconscientemente é interiorizado pela maioria para preservar o sossego da minoria crescente que dele materialmente beneficia com as migalhas deitadas aos mandaretes e marionetas contentes com um prato de lentilhas e outras minúsculas benesses.

Fica sempre a nostalgia do que se perdeu ou não foi alcançado

Victor Nogueira escreveu:
.

Não acredito em "cadeias" mas a verdade é que deixamos quase sempre para amanhã aquilo que gostaríamos de dizer a quem merece a nossa estima ou amizade. E a vida é tão frágil que no próximo instante o amanhã poderá inexoravelmente deixar de existir e fica apenas o vazio ou o nada, com a nostalgia do que se perdeu e a dor do que não foi alcançado ou com as palavras definitivamente cristalizadas..
.
E se de algum modo estás na minha lista é porque por ti tenho estima e consideração. Sei que o silêncio será de muitos/as a resposta a uma chama breve como é a do fósforo que se acende e breve se apaga!
.
Chama cuja desaparição se não nota no dia soalheiro ou cuja falta se sentirá no regresso da escuridão.

.
Victor Manuel

NOTA PÓSTUMA

.

Verdadeiramente não espero muitas respostas. Afinal anda tudo tão enredado nas brumas da memória e ocupado com o dia-a-dia absorvente, que ou não lerão isto ou não terão tempo para parar o tempo e acenar ao menos duas vezes ao ano: na Páscoa da Ressurreição e no Dia de Natal do contraditório Deus Menino. Ou perguntarão: mas quem é este gajo e pimba, «lixeira» com um simples delete. É a Morte da Vida, sem Ressurreição ao 3º dia que lhe valha. Ficam sinais arqueológicos, signos indecifráveis muitas vezes, como as linhas que simplesmente foram relembradas ou o «poema» que alguém me enviou, já não sei quem nem quando.

.

Perdidos On Line [ou na vida de todos os dias]


Amizades Virtuais são feitas com rapidez.
Feitas e perdidas
geralmente sem sequer um encontro pessoal.



Quantos amigos perdemos no espaço virtual?
Nunca paramos para contar nem
para imaginar o quanto pode ter
nos custado essa perda.




Alguns desaparecem,
somem nervosos como um sopro de tempestade.

Outros saem tão silenciosamente
quanto o virar de uma página.

Muitos voltam, embora não saibamos
quando voltarão.
Voltam assim de repente sem
nenhuma razão aparente.
Enquanto há outros que nunca
mais retornam.



Pela perda de alguns a responsabilidade é nossa.
Uma palavra grosseira e nós somos
deixados sozinhos.
Depois ficamos intrigados e magoados
quando não recebemos retorno
de uma mensagem ou quando
alguns nos evitam.



O número de amigos virtuais
é incontável e, por muitas vezes,
eles são perdidos para sempre.



Poderíamos parar por um momento
durante o nosso tempo online ...
E ficarmos atentos para sentir o que
pode estar acontecendo ...



Um som que ouvimos ... um distante gemido
pode ser o som da amizade morrendo ...



Silvia Schmidt
*Humancat*
Trad/Adaptação
SusieQ's World
dir aut reserv
©1999

.

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2007


NOTA IMPORTANTE
.
Esta não é uma mensagem de SPAM mas sim enviada a alguém que por qualquer motivo conheço na vida real ou na WEB. Se não quiser receber mais mensagens devolva esta com a indicação «Retirar da Lista» na barra de assunto

.
Saudações do

.
Victor Nogueira
vicnog@---

.


18 comentários:

Isamar disse...

É a primeira vez que aqui passo embora não seja a primeira vez que me contactas. E confesso que gostei de o ter feito. Em boa hora te pedi o link dos teus blogs. Este, já figura na barra dos amigos. Tens aqui um post para ler, reler, reler.Depois, bem, depois isto é para pensar. Eu defendo, sempre defendi uma blogosfera de afectos, é assim que entendo a vida, embora não queira deixar a mensagem de que a blogosfera só serve para dizer que se gosta muito de alguém e outras coisas bonitas e , às vezes, banais. Isto é vida e tal como aos amigos reais aqui também nos cabe concordar ou discordar do que se lê.Como se faz com um amigo a quem vemos os olhos, o corpo, a quem conhecemos a alma inteirinha.
Do que li destaco:
"Não acredito em "cadeias" mas a verdade é que deixamos quase sempre para amanhã aquilo que gostaríamos de dizer a quem merece a nossa estima ou amizade. E a vida é tão frágil que no próximo instante o amanhã poderá inexoravelmente deixar de existir e fica apenas o vazio ou o nada..."

Se pensássemos sempre nisto, o mundo seria outro. Mas sou tão imperfeita! Às vezes, esqueço-me e depois fica a nostalgia. Não quero deixar para amanhã o agradecimento pelas mensagens que me tens deixado, embora a hora pudesse ter sido antecipada. Há muito que aqui poderia ter vindo! Desculpa!
Beijinhosssss
Tem uma Santa Páscoa!

Paula Raposo disse...

Para reflectir muito...beijos.

Belisa disse...

Olá

Amigo Victor!
Venho lhe desejar uma Feliz e Santa Páscoa!
Neste mundo conturbado e difícil em que vivemos, podemos ter ainda alguma alegria nas amizades que fazemos, mesmo que virtuais!
Que as estrelas iluminem seu caminho.Muita saúde e até breve.
Beijos estrelados

A OUTRA disse...

Victor!... Olá!...
Aqui está muito frio e faz trovoada, mas não é igual aquela sobre o rio como fogo de artifício.
Estive a ler o comentário da Sophiamar. É bonito o que ela diz.
Ela diz o que nunca te disse.
Até amanhã
Bjs
Maria

Anónimo disse...

Viva!
Li tudo até ao fim e te venho agradecer estar na tua lista.
Aliás, como estás na minha e, por isso, te ter enviado votos de muitas e doces amêndoas ...bem acompanhado!

Abraço-te-

São
qui 20-03-2008 19:08

Anónimo disse...

Boa tarde, Victor.
Espero q estejas bem.
Li este teu email e venho dizer-te q prezo a tua amizade, virtual ou não.
Venho, tabém, desejar-te uma Páscoa feliz, na companhia da tua família.
Tenho tido os m/ filhos doentes. (..)
De resto, tem havido outras preocupações de saúde e a procura de emprego, tarefas domésticas, enfim, o costume.
Nem tenho conseguido escrever quase nada. Mas enqt os filhos são pequenos, dificilmente se cumprem planos, não é?
Beijinhos e até sempre.
qui 20-03-2008 15:06

Anónimo disse...

Eu li.
Normalmente leio...
Para ti um beijo.
Fátima S.
qui 20-03-2008 11:17

Anónimo disse...

Amigo Victor
Porque não sou, simplesmente, um virtual amigo, aqui te deixo umas breves palavras de admiração pelos teus belos trechos, tão apelativos à reflexão e valiosos contributos para a valorização cultural e política de quem os lê.

Haja ou não retorno, podes crer que vale a pena continuares a dividir com os teus amigos, inclusive os virtuais, as tuas vivências, porque há sempre algo, direi até muito, que não se apaga com um simples “delete”.

Por isso, Boa Páscoa para ti, meu caro Victor, força, muita força e um grande abraço muito amigo do

Torres
qui 20-03-2008 9:48

Anónimo disse...

Obrigada por este email.
Beijos de boa Páscoa.
Paula
qui 20-03-2008 9:12

Anónimo disse...

Creio que foi há pouco mais de umas escassas duas horas que estive a olhar este quadro no teu blog.
(...)
Agradeço-te teres-me colocado na lista das pessoas a quem querias enviar esta mensagem bonita.
(...)
Nas amizades virtuais, principalmente em relação a ti, e não digo que sintas o mesmo, preocupo-me e penso muitas vezes que gostava de te saber menos solitário e feliz, porque sou tua amiga.
(...)
Um beijo amigo da
Maria
qui 20-03-2008 1:22

Anónimo disse...

Boa Páscoa
HOPE


http://www.youtube.com/
watch?v=lVSmLpNK45Q
Gi Gi
qua 19-03-2008 20:57

Anónimo disse...

Para todos, com muita Amizade

Uma Páscoa muito feliz
Felices Pascuas
Happy Eastern
Joyeux Pâques
Henrique

Anónimo disse...

Páscoa é símbolo de ressurreição.

O meu voto sincero é que os sonhos se renovem e toda a Vida ressurja cheia de esperança e alegria!!


Uma doce Páscoa com amêndoas de todas as cores, saboreadas em óptima companhia!!

Mas cuidado com os dentes...e com a linha!


Um abraço grande!
São
qua 19-03-2008 15:32

Anónimo disse...

A Páscoa marca um novo ciclo de vida.
É quando a natureza se reinicia, quando tudo floresce à nossa volta...
Aproveitem esta época para renascer para a vossa família, para os vossos amigos, para o mundo e, acima de tudo, para vós mesmos!

PÁSCOA FELIZ!

Beijinhos.
São Aguiar
qua 19-03-2008 12:44

Victor Nogueira disse...

Olá Victor


Não "deleto" nada! (...)
Estes são tempos estranhos. Penso que o virtual ajuda, às vezes muito, às vezes pouco, às vezes se calhar nada ou quase nada. Acabei de ver o filme O Labirinto do Fauno e chorei no final. Queria ser muito forte. Talvez o seja um pouco.Seria muito bom se os cristãos estiverem certos.

um beijinho grande para ti e uma Boa Páscoa


Gábi
sex 21-03-2008 1:49

Anónimo disse...

Belisa disse...

Olá amigo,
venho desejar-lhe uma Páscoa Feliz!

P- de paixão
A- de amor
S- de sensibilidade
C- de carinho
O- de oração
A- de amizade

Um Abraço e boa Páscoa na companhia daqueles que lhe querem de verdade.

******Beijos estrelados*****
22 de Março de 2008 0:33
estelanomar disse...

Amigo, desejo uma feliz e santa Páscoa !

_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Deixo um enorme beijo de amizade e agradecimento _ **** ___*****

Beijo de mar
22 de Março de 2008 0:35

Anónimo disse...

Kalinka disse...
_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥


VOTOS DE PÁSCOA FELIZ.

21 de Março de 2008 2:17
Kalinka disse...
OLÁ MANO VICTOR

Finalmente...
vi a minha participação e gostei.

Muito obrigado pela tua presença na festa de ANIVERSÁRIO do meu «kalinka».
Faz 3 anos.

Espero que tenhas provado uma fatia de bolo e tenhas tirado algumas amêndoas...

Aproveito para dizer:
OBRIGADO pela amizade, pelo carinho, pela ternura.
OBRIGADO!

Beijinhos de estima.

21 de Março de 2008 2:20

Anónimo disse...

Rosa dos Ventos disse...
Uma das minhas praias favoritas, a praia de Sta.Eulália à qual passei a chamar há muito a praia dos Passarinhos!
São imensos e vêm comer as migalhas mesmo em cima das mesas da bela esplanada que lá existe!
Acabei de chegar do Algarve e como sempre lá estive...

Boa Páscoa para todos os leitores de Ao Sabor do Olhar

21 de Março de 2008 19:40