Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quarta-feira, 26 de março de 2008

Convívio do Movimento e Contraste (16) - A casa de Ribeiro Carvalho e não só




Vista da fachada



Traseiras





Pormenores de azulejos noutra casa nas redondezas

- Liberdade e Alegria




* Maria, Simplesmente
.
Porque gostei deles e dentro de dias já não existirão pois a casa vai abaixo, envio-te estes dois painéis que me pareceram bonitas. Pelo menos as palavras são duas das mais bonitas que a humanidade pode pronunciar.
.
Ontem, antes de me deitar, fui passar revista as fotografias que tinha sobre a casa de Ribeiro de Carvalho no Cacém.Aquela casa e aquela quinta – Quinta da Bela Vista onde está inserida – sempre exerceram sobre mim um certo fascínio, sem saber porquê.
.
É talvez por a achar tão abandonada, escondida, fora da arquitectura que a rodeia e ainda mais, talvez à espera de ser demolida.
.
Ontem resolvi passar revista ao que tinha sobre ela e mais ainda, saber notícias dela.Parecia-me ter lido algures, não sei onde que parecia ser possível salvá-la.Até deixei a preguiça de lado e logo que acordei, peguei no telefone para me informar.
.
Todos os funcionários que desde a Câmara de Sintra, passando pelos Serviços de informações, urbanismo, até às Juntas de Freguesia e foram muitos os que me atenderam, foram bastante simpáticos, prontos a tentar dar-me a informação pretendida, mas da “Casa de Ribeiro de Carvalho”, ninguém sabia nada, nem tão pouco era assunto falado.
.
Acredito que não fosse falado, mas Ribeiro de Carvalho foi um republicano destemido e influente em Portugal. Exerceu a função de deputado e participou na formação de governos da I República. Paralelamente, destacou-se como presidente do Senado de Sintra. O seu nome está igualmente associado à fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. Jornalista de profissão dirigiu, sabiamente, o jornal República, do qual também chegou a ser proprietário.
.
Este parágrafo foi copiado dum artigo da Internet:

Sobre a Comissão Pró-Desenvolvimento de Agualva-Cacém
.
sáb 01-03-2008
sáb 08-03-2008
,
Foto/Logotipo de Olho de Lince em - Oficina das Ideias
.
,

Sem comentários: