Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Viajando pela Blogosfera

.
.
* Victor Nogueira
.
Há muito que não dou notícias de blogs que me despertaram a atenção e que merecem uma visita. Deles, refiro hoje:
.
.
Durante muitos anos guardei comigo um pequeno disco de 45 rotações que um dia o meu pai me trouxe, clandestinamente, de uma viagem à Bélgica.
.
Eram cânticos impressionantes de um Rabi que os cantava num Campo de Concentração Nazi, já não lembro qual, enquanto os seus irmãos judeus eram levados para os «duches da morte».
.
Hoje, passados tantos anos, tantas terras, tantas casas, sinto profundamente ter perdido esse disco.
.
Porque gostaria muito de o ouvir aqui cantando em memória dos libaneses mortos por Israel .»
.
agosto 13, 2006
.
O texto anterior encontra-se em abracadabra , um blog assumidamente interventivo onde a Cultura e o Olhar ocupam um lugar importante. Aqui ficam outros dois exemplos: Campaign against poverty ou Com esta terra - Post colocado em 2007.08.22
.
.
2. Por vezes encontramos no ciberespaço blogs abandonados mas que mantêm a sua beleza ou razão de ser. Gostam desta frase?
.
«Eu não sou esta... sou aquela que vocês conhecem, que todos os dias passa por vocês e lhe dão os "bons dias". Hoje sou eu que lhes digo: Bom dia!... »
.
Mas a Estrela Cadente desapareceu, isto é, auto-extinguiu-se. Não sei se foi uma exrinção natural ou se foi um harakiri. Deixo-vos para memória futura o texto de apresentação da sua editora, a última mensagem que efectivamente retive, pela sua simplicidade e riqueza para quem conseguisse ler para além dela.
.
3. Gostam de poesia? Esta quadra
.
Uma cartola de papel
Guarda o sortilégio, a emoção
Um passo de mágica ao acaso
Às vezes solta luz ao coração
.
pertence ao Profeta que de si diz «Entre o mar e o céu, vive o Profeta. Entre a Loucura e a Razão, entre o Azul e o Verde, entre Amor e a Paixão, duas simples verdades ao fundo de cada coração.» e afirma «Serei prisioneiro da Lua, filho do Sol, uma comédia de enganos ou somente, uma cristalina lágrima tua... »
.
Houve quem insistisse comigo que eu sou ele, mas a única semelhança é ambos escrevermos poesia, embora nada mais nos possa confundir, pois temos estilos diferentes e ele ultrapassa-me largamente nas visitas a cada post e nos comentários lá colocados. Confundir-me com o Profeta é como compararem o Rossio à Rua da Betesga. Eu estou na Rua da Betesga e por isso passem pelo Profeta, um lugar espaçoso e animado :-)
.
Viram o filme Bruscamente, no Verão Passado (Suddenly Last Summer)? Baseado numa peça do dramaturgo Tennesse Williams, foi realizado em 1959 por Joseph L. Mankiewicz. Trata-se dum clássico com Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn e Montgomery Clift .
.
Quem conhece o argumento sabe que Sébastian escrevia apenas um livro por ano, oferecido à mãe. Trata-se duma peça/filme intensa e crescentemente dramáticos, cujo enredo e desfecho não desvendo aqui. Pois n'O Profeta são poucos os poemas publicados mensalmente mas, pelo contrário. muitos aqueles que podem ver a sua obra e o fazem e comentam efectivamente.
.
4. whispers coming from my heart é um blog luso canadiano, no feminino, que estéticamente me surpreendeu. Trata-se dum espaço bonito e com movimento. E nele deixei uma pergunta: «Mas porquê tanto negro, que é uma negação pois a cor preta é a ausência de Luz se movimento e luz é o que paradoxalmente é realçado pela negação que a faz sobressair?»
.
Eu recebi a resposta. Para vocês fica o convite meu para uma visita que por certo vos agradará !
.
.
5. O Tiago', que afirma ter 14 anos, tem dois blogs muito interessantes e que «puxam» pelos visitantes: Reflexões Exteriores e Nosso Universo. Fenomenais ! Na minha 1ª visita ao 1º respondi deste modo ao desafio então publicado:
.
«Bravo Tiago
.
Não tenho tempo, mas como sou relativista, por feitio e por (de)formação profissional, há sempre mais de um ponto de vista sobre cada acontecimento e sobre a «visão« de cada coisa. Por isso não concordo com a Patrícia, pois isto nada tem a ver com egoísmo ou egocentrismo, embora a maioria tenha «horror» à diferença ou ao que é «anormal».
.
Isto dava panos para mangas, mas termino com um exemplo: um copo com água até meio, para uns está meio cheio, para outros meio vazio. Mas .... isolemos o termo «mangas». Qual a primeira ideia ou conceito que te surge? Mangas pode ser um fruto, aquela parte do vestuário que cobre os braços, um preguiçoso, a mangueira dos bombeiros ... E se vês uma pedra no chão dirás «aqui está uma pedra». Podes seguir mas podes levantar a pedra e debaixo dela estará mais húmido ou haverá vida, talvez não a erva que a rodeia mas lesmas ou formigas.»
.
Vale a pena visitar os blogs do Tiago' e responder aos seus desafios. Vão por mim e depois digam-me, se quiserem.
.
.
6. São apreciadores de cinema ou cineclubistas? Então encontrarão em «UM DESEJO CHAMADO CINEMA: A MEMÓRIA DA 7ª ARTE REVISTA ATRAVÉS DOS FILMES. OS CINEASTAS, OS ACTORES E AS CINEMATOGRAFIAS MORAM NESTA CASA CHAMADA "paixões & desejos ".
.
Um guia também para quem quiser conhecer a história do cinema, essa 7ª arte que pode construir uma realidade tanto mais «falsa» quanto «verdadeira» parecer.

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Muito boas e belas viagens tens feito, meu Amigo, pela Blogosfera!
Obrigada pela partilha e pelos conselhos...
mais tarde irei espreitar.

Bj

Maria Mamede

Filoxera disse...

Bem!... Que trabalho de pesquisa por derás dese rol de sugestões...
Obrigada!