Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Porto - Castelo de S. João


Manuela Miranda
Amigo o castelo não fui eu que fotografei, é tirado da Foz do Douro onde eu vivi. É o forte de s. joão é o castelo onde faziam cerco havia lá militares e tudo. se ler tudo eu explico eu era vizinha. nasci ali.
Também existe o castelo do queijo sim, mas é outro, esse pertence a nevogilde, as pessoas é que dizem à Foz, porque Nevogilge e Foz era tudo uma freguesia mas fica mais retirado, meia hora a pé; são os dois bonitos, mas o Forte de S. joão tem mais história penso eu, por causa da guerra que houve e atingiiu o Porto -  até temos o 31 de de janeiro e a Rua da Cerca era a minha rua . Na minha casa tinha uma janela com grades e dois bancos de pedra à porta e um em cada esquina era onde eles faziam cerco e vigia.
Naquele Castelo vivia gente, existe lá uma capela, ainda lá estão grandes canhões, havia também famílias (dos militares) isso lembro-me bem inclusive andei com gente de lá na escola; é isto.
Era neste quartel que faziam cerco, que tomavam conta do inimigo. Eu ainda me lembro das famílias - uma foi minha professora, e duas raparigas amigas de infancia, haviam mais......

Sem comentários: