Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 14 de setembro de 2013

Maria Jorgete Teixera - Virar a Cidade


Virar a cidade


As casas não são apenas um aglomerado de cimento, tijolos, vidros, pedra, lenho, água…a estes se juntam os músculos e a força, a vontade e os sonhos…
As casas têm cheiro, têm histórias, têm alma dentro…daí que as casas, nas cidades velhas, tenham para nós um outro valor. Porque as memórias, sem um suporte material, ardem e apagam-se em poucas gerações…
Nas casas antigas, há tramas de sangue e de sal, de choro doce, gemidos de amor, tranças de lamentos, cordas de enforcados, trinados de pássaros, latidos de raiva, murmúrios, medos sufocados, facas afiadas, risos de crianças. 
Nas casas antigas há bancos de sol onde se sentavam os velhos, cânticos de mulher, cavalgadas nas costas dos pais, vozes ciciadas, brisas de ternura, berços e tumbas.
Quando as casas se esvaziam entristecem e deixam de cuidar de si…
Ainda durante algum tempo, o musgo se entrelaça nas fachadas, mas aos poucos as ervas daninhas tomam conta de tudo e as pedras, sem o calor humano, vão deixando de suster-lhes a alma…e elas vão definhando aos poucos, desventradas, até caírem numa morte humilhante de quem sabe que para nada serve, já …
Cada uma que se abate é um nicho de história que deixamos morrer, irremediavelmente…
Mas nas casas antigas, batem ainda corações mesmo depois do último suspiro…pois elas são documentos vivos, papiros onde se inscreve a passagem do tempo… 
Dentro das paredes vivem adormecidas bandeiras insubordinadas.
Depois, as casas não vivem sozinhas, formam tessituras, agrupam-se segundo sensibilidades, as casas pequenas juntam-se com outras das mesmas dimensões, os azulejos formam fachadas de cor onde a luz incide da mesma maneira, as casas tem mãos que se enlaçam…por isso, quando alguma é abandonada ou morre empilhando-se em pó, as outras contorcem-se em desespero.
A sociedade, os poderes, centrais ou locais, são assassinos por incúria, baixam-se aos grandes interesses económicos e, como dá muito nas vistas cometer o crime de homicídio qualificado, optam por comete-lo por negligência, pela passividade, pela falta de prestação de cuidados. Interesses económicos assediam as pessoas com urbanizações em cartazes apetitosos que oferecem a preços mais competitivos, novas moradias, novas vidas e a felicidade em pacotes de “suaves “ prestações…
E as velhas casas vão definhando, sem que lhes sarem as feridas, sem mãos femininas que lhes enfeitem as janelas de rendas ensolaradas, sem as gargalhadas das crianças, sem as malvas a sorrir nas sacadas…
E é uma dor que escorre nas calçadas ao vê-las desventradas, rasgadas pelo vento, pelo calor e pela chuva, de orgulho mortalmente ferido. Estão assim as casas da nossa cidade, resistindo ainda, num último aceno de ingénua vaidade que lhes ficou dos dias gloriosos, à espera de que alguém olhe para elas e as salve de uma morte anunciada. 
Maria Jorgete Teixeira

Sem comentários: