Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Breve passagem pelo hi5






O que estás a fazer agora?

Escrevendo e vendo o silêncio do hi5
há 1 minuto 

vitor correia
Fragilizado

hoje 

Maria
Desenho os sonhos da minha noite. Beijocas

hoje

Maria♥
✿Enjoy your weekend! ✿Bom Fim de Semana!✿schönes Wochenende! ✿ Przyjemnego weekendu!✿weekend placut!✿jó hétvégét kívánok!

hoje 

Alentejano de Évora
..A tentar merecer um apitáfio deste tipo.."Aqui Jaz um Homem Livre, Honesto, Frontal, Justo e Solidário"..Se não conseguir Paciência!!!.."Alantejano de Évora"..

hoje

Margarida Garcia
A escrever o sol na areia dos pensamentos.

há 2 dias 

yolanda botelho
ESCALANDO MONTANHAS

há 4 dias

irene dias
facebook

há 7 dias 

Sam
"O verdadeiro amor é exigente, implacável, e, ao mesmo tempo, infinitamente delicado."

há 7 dias 

Marinhenses Anti-Touradas
Por uma Marinha Grande ANTITOURADAS.

há 8 dias 
.
.

domingo, 23 de janeiro de 2011

O voto da terceira idade, por Antunes Ferreira





Fazer Amizade com as pessoas é uma das melhores coisas do Mundo. E a blogosfera propicia isso. Mas também pode ser muito perigosa; logo, há que ter muito cuidado: somos muitos e convem não esquecer que os homens são todos iguais - mas há uns mais iguais do que os outros...


Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011


VIDAVIVIDA




O voto da terceira idade



Antunes Ferreira
A Senhora Dona Olívia Berta Alves de Noronha Lopes Pereira é viúva, tem 91 anos, usa bengala, está lucidíssima e… foi votar. Vota sempre. É goesa e é minha tia, o que me deixa mais do que babado, babadíssimo. Elucido: é tia da minha mulher, a Raquel, pois é irmã da minha falecida sogra, mas também é minha; por afinidade? Não senhores, por adopção mútua. O que me faz muito feliz, podem crer. E, sem falsas modéstias nem rebuço, creio que a ela também.

O voto é a arma do Povo, dizia-se no tempo do MFA. Um parênteses. Para quem ainda não saiba por mor de ser jovem, para os distraídos, para os saudosistas e, principalmente, para aqueles que se esfalfam por esquecer, o MFA foi o Movimento das Forças Armadas que em 25 de Abril de 1974 derrubou o que se auto-denominava Estado Novo; uma ditadura corporativa. Há quem lhe chame um hiper paternalismo. Pois. Com a PIDE, depois DGS, com o Tarrafal e com a Censura, chame-se-lhe o que se lhe quiser chamar.

A Senhora Dona Olívia Berta
A Senhora Dona Olívia Berta, para a família é a Tiazinha e ponto. Foi professora primária por terras da terra dela, enquanto o marido, o Chefe António Lopes Pereira, para a malta o Tonecas, era polícia. E não tiveram filhos. Por isso, empenharam-se na tarefa de ajudar a criar as miúdas e os miúdos Alcântara de Melo. Ele a fazer-lhes as vontades, Avô, mesmo que tio, é Avô; ela a ensinar-lhes a tabuada e os rios de Portugal e seus afluentes. E mais coisas dessas, como caligrafias em cadernos de duas linha, História de Portugal e afins.

Logo, os meus filhos são, óbvia e naturalmente, os netos e os meus netos – bisnetos. Quando o marido faleceu, a Senhora Dona Olívia Berta continuou, se possível com empenhamento redobrado, a meritória tarefa de acompanhar a segunda e a terceira geração dos Antunes Ferreiras. Imaginam, por certo: tal como hoje treinadores e futebolistas repetem todas as semanas, trata-se de alcançar os objectivos. Ela alcançou.

... e pôs a cruzinha
Suspeito, quase podia jurar a pés juntos, que a Senhora Dona Olívia Berta foi votar Cavaco. Sair de casa, auxiliada pela Senhora Dona Branca, boa Amiga de há anos, mais nova do que ela, com a frialdade que corre, para ir às urnas, só pelo Senhor Professor. Não é que ela diga o que quer que seja, o voto é secreto, mas de certeza, certezinha que no boletim pôs a cruzinha no quadradinho que escolheu.

Atente-se no pormenor. A Senhora Dona Olívia Berta vive num apartamento que o casal comprou que é no segundo andar de um prédio em Carcavelos. Sem elevador. Pouco sai de casa, por tal limitação geográfico-habitacional, fá-lo com a dificuldade natural, aos domingos quando nós a vamos buscar para almoçar e uma vez por mês para ir à Caixa Geral de Depósitos tratar da pensão.

Assinámos um tratado, um verdadeiro Tordesilhas, que divide os pagamentos das refeições dominicais. A ordem, perdão, a proposta foi dela; eu limitei-me a assiná-la, mesmo sem a presença de tabelião. Filho, um domingo pago eu, no seguinte pagas tu. Segundo fontes bem informadas, a Senhora Professora administrava o comportamento dos seus alunos, incluindo os dos sobrinhos-filhos, com a persuação instrumental da menina de cinco olhos. Vejam se eu não aderisse ao acordo… Nestes transes é muito melhor prevenir do que remediar.

Julgo ter deixado aqui o retrato possível da Senhora Dona Olívia Berta. Toda a gente, exceptuados os descendentes que assumiu, a trata por Senhora Dona Olívia. Eu uso Senhora Dona Olívia Berta. O que lhe dá muito gozo, já mo confessou. Porém, relendo o que até aqui escrevi, reparo que faltam duas notas fundamentais.

A primeira: vive sozinha, apenas com as suas rezas. Que lhe ocupam uma boa parte do dia. Claro que tem uma empregada, a Emília, mas apenas duas vezes por semana e cada desses dias, duas horas. Quando vai passar as festas a nossa casa, fica satisfeitíssima, mas é imperativa. Dois dias passados, vá lá três, pelos Natais e Anos Novos, vou para minha casa, filhos, já vos estou a dar muita maçada. Qualquer alegação é improfícua. Vai mesmo. Isto é, levo-a.

Popeye e Olívia Palito
A segunda: é uma fotocópia da outra Olívia, a Palito, eterna namorada do marujo dos espinafres, o Popeye. Explico; deve pesar à volta dos trinta e poucos quilitos. Quando sai no Inverno disfarça muito bem; não garanto, mas diz que veste sete peças de roupa entre interiores e exteriores, umas por cima das outras. A útima é uma capa de abotoar. Por via do frio. Mas não se intimida. Ah, já me esquecia. Tomava banho sem a presença ou a assistência da Emília, para «preservar a privacidade» dela. Depois de largas e delicadas conversações, há um mês que já não é assim. Noventa e um anos são muitos anos ainda por cima de completa lucidez.

Pois sim senhores, foi votar. Ia voando com o ventanal, a Senhora Dona Branca quase a perdia, outra Senhora que passava ajudou a agarrá-la, prendê-la à pista quase de descolagem. Nós não pudemos ir buscá-la, por motivos pouco simpáticos que nos têm apoquentado. Mas essas são outras contas de outro rosário. Quando isso acontece, a Dona Olívia Berta não se queixa, muito menos amua. De resto, nunca o faz. Gosto, realmente, muito dela. Por isso, mas por muito mais. Um dia, conto.

Terceira idade também vota
A Raquel telefonou-lhe, como todas as noites o faz. Estava felicíssima. Contou toda a aventura que foi mais uma ida à mesa de voto, as peripécias eólicas, mas, sobretudo um pormenor que acentuou com uma gargalhadinha: sabes filha, passei à frente das pessoas que já lá estavam. É a terceira idade… E elas não se zangaram; pelo menos, não dei por isso. Só se o fizeram nas minhas costas, sabe-se lá…

Não falei ao telefone com ela. A Senhora Dona Olívia Berta estava tão satisfeita que eu não quis intercarlar-me na conversa; inter calei-me. Mas, amanhã vou dar-lhe os parabéns. Merece-os. O eleito dela foi… eleito. E à primeira volta. Tristeza, tristezas de um povo que não tem memória. Se calhar nem precisa de a ter; não precisa, nem quer.

Contudo, ainda que ela saiba que eu não votei no Senhor que prolongou o arrendamento do palácio de Belém, aliás pago por todos nós e não por ele, não tecerei com a Senhora Dona Olívia Berta estas teias, não lhe transmitirei estes comentários, não referirei a minha desilusão. Não é preciso porque, repito, ela sabe que foi assim; e é; e será.

Neste particular, a Senhora Dona Olívia Berta também não iria mudar aos 91 anos. E, além disso, ela não merecia que o fizesse. Deixá-la ficar com o exercício da cidadania, com a bengala, com a provação de descer e subir a escada para o seu segundo andar. Pois se até passou à frente das pessoas que já lá estavam, por mor da terceira idade…

sábado, 22 de janeiro de 2011

Fotos de Ana Albuquerque - Fotos do Mural

Foto 357 de 358  

Sem nenhuma ideia sobre o que vou fazer para jantar. Aceito sugestões...

No Idea!...
Adicionado hoje ·
.
(...)
.
#
Victor Nogueira Ana, é melhor começares a habituar-te a pão e água, com mais ou menos açúcar ou sal e pimenta :-)
há 6 horas · GostoNão gosto
#
Maria Clara Roque Esteves
Vitor, há sempre o recurso à sopa de pedra...Não sejas drástico. Tb podes comer um judeu...
.
Ana, eu estou de sandwiches...para compensar o almoço na rua. Gestão de recursos financeiros, apesar do grande "aumento" que confirmei este mês na conta bancária.rsrsrsr Estou ganhando cada vez MAIS...Ver mais
há 5 horas · GostoNão gosto
#
Maria Clara Roque Esteves Vitor, além do judeu, podes comer um Coelho ou DOIS. Ah, e quando votares, vota com o lápis do Lopes.
.
Ana, desculpa usar o teu espaço para " animar" o Vitor, se ele não estiver em Guimarães...
Abraços para ambos.
há 5 horas · GostoNão gosto
#
(...)
#
Ana Albuquerque
Muito bem! Vejo que imaginação não falta para grandes comezainas, à excepção do Victor que é o mais 'light' pelas piores razões, claro. Quanto a ti, Clara, apesar de tentares alegremente animar o Victor, não me parece que tenhas tido sucesso, essa tua receita de coelhos e judeus deve-lhe ter dado cá uma azia!... E com toda a razão.
.
Quanto ao pãozinho e água, Victor, até que nem é mau de todo, com um bocadinho de azeite, alho e coentros, faço uma açordinha alentejana e sento-me à sombra da azinheira esperando por vocês para delinearmos uma estratégia de futuro!
.
Digam lá se não estou inspirada!?... Ehehehehe
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira ‎'Bora, Ana. Tanto que eu gosto de migas e de sopa de coentros. Viajam até Setúbal e admiram a paisagem do cimo da torre no alto duma encosta com um parque verde à porta ! Mas no parque não há coentros. Quanto aos judeus, Clara, acho as judias mais apetitosas :-)
há 57 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoa
.
.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sleições Presidenciais - Ana Albuquerque

Fotos de ti

Foto 2 de 87   


Há quem prefira gastar nos ansiolíticos. Eu prefiro gastar nos antibióticos e matar de vez o 'bicho'. É que, se Cavaco ganha estas eleições, o dito agiganta-se, a infecção generaliza-se e corremos o risco de morrermos de septicemia!...
.
Adicionado a 19/1 
.
(...)
 
#

*
Vitor Abreu - eu Votar sempre (nulo, farto de xulos)
Quarta-feira às 21:50 · GostoNão gosto ·
*
(...)
*
Victor Nogueira 
Quarta-feira às 23:56 · GostoNão gosto
*
(...)
*
Ana Albuquerque Vitor
Nulo, NÃO!
quinta-feira às 0:45 · GostoNão gosto · 2 pessoas2 pessoas gostam disto. ·
*
Victor Nogueira Ah! É outro Victor :-)
quinta-feira às 0:52 · GostoNão gosto · 1 pessoaAna Albuquerque gosta disto.
*
Victor Nogueira Esta faz-me lembrar que dantes usava barba e um dia resolvi rapá-la e a minha filha, ao tempo com uns 4 anos, ao ver-me exclamou : "Olha, outro Victor" :-)
quinta-feira às 0:55 · GostoNão gosto · 2 pessoasAna Albuquerque e José Zaluar gostam disto.

#
.
.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Pintura de Yolanda

Fotos de ti

Foto 3 de 87 


.
Adicionado a 18/1 · Não gostoGosto · Comentar

*
*
Tu, Josefa Maria, Lia Branco, Francisco Santos e 33 outras pessoas gostam disto.
.

(...)
.
Victor Nogueira Olá, Yolanda. Grato pela bordadeira concentrada no trabalho, num quadro alegre e com vida como se fora um retrato que fixou um momento irrepetível. Bjo :-)
.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“ O BRANCO E A VOZ “ - Carlos Rodrigues

RECANTO DA POESIA EM VERSO E PROSA
Grupo fechado


“ O BRANCO E A VOZ “

Tem muito que se lhe diga
O dizer que a nada obriga,
Quando neutro se diz ser,
Sem esperar resposta alguma,
É leve, desfaz-se em bruma,
Nem diz o que quer dizer.

Face ao mar perdeu a cor,
Disfarçou, falou de amor,
Disse vaga, nem a viu,
E na areia escreveu Paz,
Sem sol, foi branca raiz
E até o mundo esqueceu.

Diz que a guerra é mal da terra,
E o bem o cristal que a encerra,
Sem culpa de coisa alguma,
Pois a luz engendra a glória
De incontestáveis vitórias
De seda, algodão e espuma.



E, assim, neste tudo – nada,
O dizer camuflado,
Traz um florete à presilha,
E num esgrimir , mal pensado,
O caçador é caçado,
Na sua própria armadilha.

Passivos são Letra morta,
Lanças brancas, setas pretas,
Que nos trespassam subtis,
Sem um motivo aparente,
Palavras somos a gente,
Mas isso o neutro não diz.

Não há asas lisas em nós,
Nem inocência na voz,
Que nos branqueie o Presente;
O que falta é ser intenso,
É movimento e bom senso,
Nem neutro, nem inocente.
.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais em rede

por Victor Nogueira a Domingo, 16 de Janeiro de 2011 às 0:56
#
Maria Jorgete Teixeira, Conceição Aguiar, Francisco Santos e 7 outras pessoas gostam disto.
#

*
Alice Coelho ahahah eu nao acredito em nenhum!!! nem em mim propria...quanto mais....
há 23 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
*
Odete Maria Botelho Botelho Eu tb. não:::)))Ehehehehe.Beijinhos amigo!!!
há 23 horas · GostoNão gosto · 3 pessoasA carregar...
*
Victor Nogueira E em mim, não acreditais, ó ninfas ou serei-as?
há 23 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
*
Alice Coelho olha victor...nao sabia que eras candidato à presidência....
ahahahhaahahahah
há 23 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Tania Oliveira Realmente, estas eleiçoes demonstram bem o que se passa com a nossa classe politica. é natural a desconfiança, só não podemos deixar de intervir, nem que seja apenas com o voto e aí ... temos de fazer a diferença.
há 23 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira Alix das "Marabilhas", tu és candidata? Pois dizes que nem em ti acreditas, tal como a Odete. Pois eu em mim acredito ! E se vós dizeides que não soides de confiança, sois vós que o dizeides e não eu. E quem sou eu para em vós não crer e da vossa palavra descrer? Com o meu voto não conteis, apenas com a minha "bota" borda fora LOL
há 23 horas · GostoNão gosto · 3 pessoasA carregar...
*
Alice Coelho okkkk victor!!! mas se tu te candidatasses....eu acreditava em ti.... e podias contar com o meu voto:-))))
há 23 horas · Não gostoGosto · 2 pessoasA carregar...
*
Victor Nogueira LOL
há 22 horas · GostoNão gosto · 3 pessoasA carregar...
*
Maria Clara Roque Esteves Querido amigo, aceites que estão os teus argumentos, restar-me-ia um outro candidato que não estes. Arranja-me outro, porque estes são muito fracos. Não lhes reconheço mérito suficiente para merecerem o meu voto. Nem o teu.......candidato, claro...Lá irei, podes crer. Mas este nosso País, o meu País, está muito em baixo politicamente. Não é apenas a dívida soberana, é a soberana incompetência nacional. Sorry!
há 22 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Clara, Eu não voto em pessoas mas em programas e a aferição da validade dos programas é testada pelo seu cumprimento ou não e pela prática anterior, embora admita que haja quem admita que acredita na sinceridade de "conversões" de última hora :-)
há 22 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves
Meu amigo, quem executa os progamas? De "bons programas" está o inferno mundial feito. E eu sou inconvertível, infiel, enfim, uma cidadã com regras muito próprias. Dificil de prender. Fui filiada num partido e agia muito de acordo com as minhas convicções. Ou seja, sou desobediente, autónoma, irreverente, uma desgraça ...para qq partido.
Xiis, acho que vou fazer os meus 15m de leitura e dormir.
há 22 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaMaria Jorgete Teixeira gosta disto.
*
Victor Nogueira Mas eu alguma vez te quis prender? Bons son(h)os e clara madrugada :-)
há 21 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
*
Carmen Montesino Victor, perdi a esperança!
há 9 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Vitor e Clara, cidadãos com regras muito próprias. Talvez se dessem um salto às minhas Notas sobre o assunto em questão, está tudo desalinhado,como eu, mas creio que se consegue ler: " Manifestro Pequeno-Burguês ". Um abração para os dois.
há 9 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves
Carlinhos, isto está a aquecer, aqui, ali e acolá.....Até me sinto mais animadita...a campanha está uma treta, sejamos nós a animá-la.
.
Vitor, bora ler o Carlos. Tenho de comprar outra briga...Já vou na 4ª...Irra!
.
Vitor, e não é que tive maus... son(h)os? E uma madrugada cinzenta. O Sporting perdeu tudo, até o presidente que eu achava um LINDO HOMEM.Ver mais
há 6 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Especialmente para a Clara
:-)
há 6 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves calma! Deixa-me alimentar o corpo, estou faminta. Leste o Carlos? Delicioso!!! Depois vou aos teus links, qdo me desfamintar.
há 6 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira ok
AGORA ESTOU A TRATAR DOS DOCUMENTOS DO CONDOMÍNIO DE QUE SOU ADMINISTRADOR VITALÍCIO (desculpa o caps lock)
há 6 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Ah ha !, Já viste, Clarinha, o Victor dedicou-te aí em cima uma estranha sandes, entre o Manuel Freire e Zeca Afonso, colocou a Maria Amélia Canossa a cantar o Hino do Porto, o que é que o Senhor Administrador vitalício, quererá dizer com isto ?...
há 6 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Carlos. Era uma surpresa. A Clara teve sonhos pesadélicos, estava desgostosa com as lagartixas e é uma mulher destemida, de mangas arregaçadas para a luta ou briga :-)
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues
Ah, isto era uma mensagem fechada, Vitor ? Cada vez percebo menos disto, não aparece lá nada no teu site. A Clarinha acabou de chegar de perto do Jardim e é natural que tenha trazido algumas lagartixas pesadélicas agarradas à saia, pode ser ...contagioso, mas acho que por aí, por enquanto ela está vacinada. Desculpa lá se estraguei a surpresa, não sabia que era tal
há 3 horas através de : · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira
LOL.
,
Transcrito de lá mais para trás
Maria Clara Roque Esteves
Carlinhos, isto está a aquecer, aqui, ali e acolá.....Até me sinto mais animadita...a campanha está uma treta, sejamos nós a animá-la.
Vitor, bora ler o Carlos. Tenho de comprar out...ra briga...Já vou na 4ª...Irra...!
Vitor, e não é que tive maus... son(h)os? E uma madrugada cinzenta. O Sporting perdeu tudo, até o presidente que eu achava um LINDO HOMEM
há 3 horas · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira Vote noutro gajo qualquer(a bem da nação) Cavaco não!
há 2 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves A bem da nação, vote em mim e noutro não!!!!!
há 57 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira Até poderia ser, mas infelizmente não vi nenhum candidato do sexo feminino!
há 55 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira ‎"A Bem da Nação" ? Onde é que eu já li isto? Ai a clara madrugada esvaneceu-se :-(
há 55 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Pois.
Ainda se falou na Ilda Figueiredo mas ...
há 54 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira É uma ironia, Victor! Mas já vi que o slogan está a levantar muitas questões, até já me chamaram a atenção por ser professora e utilizar a palavra "gajo"...
há 53 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira E a clara madrugada é-me muito cara e lutei para que ela acontecesse!
há 55 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira LOL. Não te importes, Jorgete. A minha piada era para a Clara :-)
há 54 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves
Mas para a próxima votam em mim. Porque não sugeriram a Odete? Aposto que faria melhor figura que...o Coelho.... Encontrei-o no Funchal, deve ser um tipo porreiramente simpático.
Carlinhos, não encontrei o outro. Estava no hospital, lembras...-te?
há 54 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Ontem tinha-lhe desejado bons son(h)os e uma clara madrugada mas parece que hoje a madrugada não foi boa :-)
há 53 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira Tudo bem, de qualquer maneira estamos no mesmo lado da barricada, penso eu...
há 52 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves Jorgete, esta está boa! Ter-me inventado, a mim? Só um criador muito burro, tipo Einstein, mau aluno, lunático e etc.... Mas sou clara e leda.
há 51 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves E só estamos do mesmo lado da barricada porque odeio gente reaccionária, burra e faminta de ódios.
há 49 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira
Clara, já que ignoraste a minha dedicatória anterior, deixo-te Camões
.
Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e de piedade,
enquanto houver no mundo saudade
.quero que seja sempre celebrada.

Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se de üa outra vontade,
que nunca poderá ver-se apartada.

Ela só viu as lágrimas em fio,
de que uns e outros olhos derivadas
se acrescentaram em grande e largo rio.

Ela viu as palavras magoadas
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso às almas condenadasVer mais
há 48 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira
ou premonitáriamente, Alegre, que já foi
.
E alegre se fez triste

Aquela clara madrugada que
viu lágrimas correrem no teu rosto
e alegre se fez triste como se
chovesse de repente em pleno Agosto.

Ela só viu meus dedos nos teus dedos
meu nome no teu nome. E demorados
viu nossos olhos juntos nos segredos
que em silêncio dissemos separados.

A clara madrugada em que parti.
Só ela viu teu rosto olhando a estrada
por onde um automóvel se afastava.

E viu que a pátria estava toda em ti.
E ouviu dizer-me adeus: essa palavra
que fez triste a clara madrugada.

Manuel Alegre, Trinta Anos de Poesia
há 46 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira Que grande confusão, ter inventado quem, Clara? já não estou a perceber nada...
há 46 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira A responsabilidade deve ser do Sporting :-)
há 45 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Jorgete Teixeira Bonitos sonetos!
Numa coisa estamos de acordo: o homem é um POETA!
há 43 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Foi a Voz da Liberdade, no milénio passado. Já não é ! Agora é um pavão de cravo vermelho ao peito, de que falam os versos duma canção de José Barata Moura
há 40 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira
.
Cravo Vermelho ao peito
A muitos fica bem
Cravo Vermelho ao peito
A muitos fica bem
Sobretudo faz jeito
.A certos filhos da Mãe
Sobretudo faz jeito
A certos filhos da Mãe
.
Não importa quem eles eram
Não importa quem eles são
Nem todo o mal que fizeram
Mas sempre a bem da Nação
Nem todo o mal que fizeram
Mas sempre a bem da Nação
.
Refrão
.
E chegado o dia novo
Chegada a bendita hora
Vestiram uma pele de povo
Ficou-lhes o rabo de fora
Vestiram uma pele de povo
Ficou-lhes o rabo de fora
.
Refrão
.
E aquele adminstrador
Promovido a democrata
Sempre exaltou o suor
Arrecandando ele a prata
Sempre exaltou o suor
Arrecandando ele a prata
Sempre exaltou o suor
Arrecandando ele a prata
.
Refrão
.

Também veio o fura greves
Lacaio dos senhores de então
Pois pode bem ser que às vezes
Se arranje um novo patrão
Pois pode bem ser que às vezes
Se arranje um novo patrão
.
Refrão
.
E os cultores da sapiência
Intelectuais de alto nível
Tranquilizando a consciência
O mais à esquerda possível
Tranquilizando a consciência
O mais à esquerda possível
.
Refrão
.
José Barata MouraVer mais
há 39 minutos · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves
Il fait froid de mort, la neige couvre les carreaux..etc.
.
Obrigada pelos sonetos. Não te respondi pq estive a trabalhar e fora da net. Obrigada pelos dois, são lindos.
.
Jorgete, peço desculpa pelas piadas de mau gosto. Não me conhece e só tenh...o estado a brincar com o Vitor e Carlos, ambos me conhecem...
.
Agora despeço-me com muito carinho por todos, está na minha hora da leitura. E espero ter uma madrugada mais clarinha. Afinal o futuro candidato a presidente do Sporting é muito feio...o outro era lindo.
há 35 minutos · Não gostoGosto · 2 pessoasMaria Jorgete Teixeira e tu gostam disto.
*
Maria Jorgete Teixeira Pronto! Acabaram-se os consensos! Mas é assim a democracia!
há 34 minutos · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira
E dum poeta menor
.
Tu és a clara madrugada
* Victor Nogueira
.
....
.
Tu és a clara madrugada
esperança minha
de ser amada

Tu és a risonha
............. serena madrugada
esperança minha
de ser amado
.
Setúbal
2005.03.07
há 32 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Maria Jorgete Teixeira Victor e Clara: gostei desta troca de ideias, ainda que a brincar!
E daqui me vou que amanhã é dia de trabalho!
.
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

" MANIFESTO PEQUENO - BURGUÊS " por Carlos Rodrigues

a Domingo, 16 de Janeiro de 2011 às 15:30

“ MANIFESTO PEQUENO – BURGUÊS



E, depois, um dia destes ou outro qualquer,

Direi do inconcebível Hoje a inconsequência das palavras

E, dos gestos adiados, acusarei o tempo,

Confirmando o descontentamento nas Repartições,

E a falta de Amor ao próximo, nos Mercados,

Culparei o abandono da Ética, em geral, pelo descalabro

E focarei na reabilitação dos passos perdidos a minha principal preocupação,

Rasurando, nas entrelinhas, o retratar atávico

De tudo o que não fizemos e justificando a minha ausência

Dos terreiros da liça, com um entorse no dedo indicador

Que me impede de premir o gatilho

E disparar qualquer acção concreta.



Criarei, mesmo assim, jogos de computador,

Com espingardas virtuais e veículos anfíbios

capazes de vencer as barreiras líquidas do senso comum

E impedir o avanço terrestre dos clones.

Contra a crise que tanto atinge uns, como engorda outros,

Apontarei o ambiente poluído e a falta de oxigénio nas ideias,

E forjarei soluções heróicas, perfeitamente utópicas,

Não me esquecendo sequer, no sentido inovador e globalizante

Pelo qual nos devemos pautar,

De promover um abaixo - assinado universal

Contra mim próprio, sem contudo deixar de cumprir

O meu dever cívico, oferecendo o meu voto esclarecido à pessoa errada.



Na devida altura ou mais tarde

Escreverei um Poema épico,

Virado para o mar

E partirei, ciente da certeza do meu despropósito,

Em busca do Eldorado, rumo à India, pelo Ocidente,

Onde não pararei até encontrar um Prestes João que me compre a dívida.

Aproveitarei, de algum modo, o excesso populacional

Para passar despercebido e lamentar, livremente,

Que o dia de hoje tenha passado aqui

Sem que eu lhe tocasse.



Na manhã seguinte castigar-me-ei, rapando o cabelo,

Recusando, contudo, por uma questão de princípios,

A capa laranja do novo Hare – Krishna, que me oferecem.

Por fim potencializarei, sem mais delongas, a minha estatura,

Baixo – média, até uma dimensão infinita

E leiloarei as dúvidas, a dádiva e a dívida

Pela melhor oferta, apagando o Ego, com promessas novas

Que me permitam continuar a não existir.



Ou então…pois… ou então… vou-me Qatar.



Carlos A.N. Rodrigues – 16 de Janeiro 2010

 .(...)
.
Victor Nogueira
Gostei, Carlos, imenso.
Deixo-te três manifestos em troca:

.

sábado, 15 de janeiro de 2011

nem gato nem rato - Clara Esteves

* Clara Esteves
.
.
 
nem gato
nem rato
nem prato
decente.
Somente
...sapato
barato
de gente
( in)decente
(in) dolente
que ignora
o passado
passado na hora
da morte da alma
da vida
de outrora
que não quero repetida...

Lisboa, 2011.01.15
.
.
réplica a

Na rede

* Victor Nogueira
.
.
* Victor Nogueira

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Transparências por Carlos Rodrigues

" TRANSPARÊNCIAS "

a Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2011 às 14:57
.
                                         TRANSPARÊNCIAS

                                  Cidade ondulada, talhada a cinzel,
                                  Menina dos olhos claros do Tejo,
                                  Espelhando colinas, seios, desejo
                                  De antigas ninfas em gesta sensual.

                                  Não fora o presente tão desigual,
                                  Mentiria a verdade do que vejo,
                                  Faria um vitral do Eros, sem pejo
                                  E da luz transparente um festival.

                                  Mas Lira, assim vibrada, me atordoa
                                  O futuro fero  e meio deserto,
                                  Que quando abro a janela se insinua

                                   Lua que me assombra de tão perto,
                                   Que o vidro quebra a luz, parte Lisboa
                                   E à noite é que me  dói o Fado incerto.
.
(...)
.
Victor Nogueira
Olá, Carlos. Ao teu soneto de Lisboa que amo retribuo com Eugénio de Andrade
.
Alguém diz com lentidão:
"Lisboa, sabes..."
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
...um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus
e degraus até ao rio.
Eu sei. E tu, sabias?

(Eugénio de Andrade)
há 8 minuto
.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotos de ti - Manuela Miranda

Foto 1 de 81   Fotos de mim


.
Adicionado a 9/1
.
.
(...)
.

Victor Nogueira Grato pelo "presente" e um bjo :-)
há 3 minutos
.

domingo, 9 de janeiro de 2011

GHEGAMOS..... por Yolanda Botelho

 a Domingo, 9 de Janeiro de 2011 às 1:39
.
.
NADA MAIS TE DIREI.....
ESQUECE.
NAS RUAS SEM
PALAVRAS,
SEM NOME, SEM
CASAS,
NÃO TE DIREI MAIS NADA.
CAMINHAREI
NA DISTÂNCIA,
NA LEVEZA....
NA BELEZA ABISSAL
DO MAR DA MINHA ALMA,
NA ALEGRIA QUE
SINTO EM POSSUIR-TE.
 EM ARREBATAR-TE.
A ALEGRIA, QUE SINTO
NÃO EM MIM
MAS EM TI
QUE AFINAL MISTURAMOS.
NÃO TE DIREI MAIS NADA
PORQUE JÁ SE COMPLETOU O TEMPO,
DAS ROSEIRAS BRAVAS
E DOS CANTEIROS DESENHADOS
COM AS PEQUENAS PEDRAS DO NOSSO SENTIR.
APENAS QUERO SER LEVE.
EU POSSO SÊ-LO,
UMA BORBOLETA
OU UM POEMA DE ESPUMA
DESTE MAR
SERENO,VIVO....
DIZES-ME BELA,
COM UMA ALMA EM FOGO
QUE QUEIMA COM FACILIDADE.....
MAS QUE TU, SUAVEMENTE,
APAGAS,
COM UMA LÁGRIMA .
SENTIDO E FELIZ,
COM A ALEGRIA DO AMOR
CUMPRIDO....
E ASSIM É....
.
.

YOLANDA



 

.
(...)
Victor Nogueira
Olá, Yolanda. Cheguei, gostei do poema e do quadro e deixo um bjo ou uma alvoreada deles :-)
 há 2 segundos
.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fotos de Yolanda Botelho - my web art work 2

Foto 73 de 73

.
(...)
.
Victor Nogueira O nascer da inocência, entre o negro e o vermelho, com predomínio da síntese e a ausência da cor numa explosão rubra. Bjo, amiga Yolanda, com fundo musical :-)

há 2 horas · GostoNão gosto · 1 pessoa
.

.
dfontescosta | 20 de Abril de 2008 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 2 utilizadores que não gostaram deste vídeo 

.
(...)
.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Do álbum: meus pais por Manuela Miranda

Foto 1 de 77  


.
(..)
.Victor Nogueira Grato pela lembrança e pelo presente da pintura, de que gostei, figurativa. Bjo deste Kant_O :-)
há 2 segundos
.
..

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Para Odete Botelho

Olá :-) Dizem que no dia seguinte os bolos e doces que sobraram sabem melhor ! Tenham ou não sobrado, um beijo e votos de que contes muitas, floridas e risonhas Primaveras !

www.youtube.com
Zeca Afonso - Vejam Bem - Cantares de Andarilho (1968) Vejam bem que não há só gaivotas em terra quando um homem se põe a pensar quando um homem se põe a pensar Quem lá vem dorme à noite ao relento na areia dorme à noite ao relento no mar dorme à noite ao relento no mar E se hou
há 50 minutos ·
.
.

.
#
Odete Maria Botelho Botelho Obg. amigo.Os bolos e os doces ainda não foram todos comidos.Pena estarmos longe porque ainda podia partilhar alguma coisa.Mas fica em pensamento.Beijinhos e mto. obg.!!!!
há 41 minutos · Não gostoGosto · 1 pessoaGostas disto.
#
Victor Nogueira Lá mais para a Primavera, talvez nos possamos encontrar todos os do Porto no Mindelo, na casa de verão que era do meu avô materno :-)
há 2 segundos
.
.