Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Convívio entre Abril e Maio (14) - Até ao lavar dos cestos ... (2)

Building a rainbow de Tito Salomoni

D'ali e D'aqui: Massacres em Angola - 1961- pontos de vista


BloggerQuimbanze disse...

Aconselho a leitura do livro Quitexe 61 - Uma Tragédia Anunciada de João Nogueira Garcia

Podem ser lidos extratos em

http://quitexe.blogs.sapo.pt/

e nos blogues associados.

Boa tarde, Vítor Nogueira

(...)

Resolvi colocar a referência ao livro do meu Pai, infelizmente já falecido, pois se relacionava quer com o conteúdo do texto que trancreveu, quer com as notas que colocou. De facto “descobriu-se” agora, com o programa televisivo sobre a guerra colonial que os brancos, em Angola, causaram chacinas nos meses seguintes ao 15 de Março. Ora o livro que o meu Pai publicou em 2001 já denunciava esses crimes, embora tenha omitido muita coisa por “pudor de as contar seja a quem for” . Por exemplo, este episódio, que não transcreveu para o livro:

Reconhecimento

.

“Corre o mês de Abril de 61 no Quitexe. O tractor, que eu havia emprestado para os trabalhos de abertura da pista para as avionetas, continua ao serviço da Administração. Mas, entretanto, alguém me vem informar que o pretendem utilizar na abertura de valas para enterrarem os pretos que vão sendo mortos na repressão cega, desenfreada e absurda da revolta. Faço-me ouvir:

.

- Quem os mata que lhes abra a cova! Com o meu tractor, não!

.

Retiro a máquina e guardo a chave. Ninguém se atreveu a questionar-me.

.

Os corpos dos negros são atirados da ponte ao rio Luquixe. Às vezes ainda moribundos, agarram-se aos ramos das árvores que bordejam o rio e assim se vão esvaindo até que a morte e a corrente os transportem rio abaixo.

.

A indisciplina, que entretanto reina entre os brancos, causa alguma apreensão às autoridades.

.

Neste ambiente, sem calor humano, os sentimentos são confusos. Não há mulheres, nem o sorriso ou o choro de uma criança. À noite matilhas de cães famintos, abandonados pelos seus donos cercam o Quitexe, uivando sem parar, pressagiando a desgraça e a morte. Os nervos sempre à flor da pele, o vinho, a cerveja e os instintos mais primários de cada um vão tomando conta do dia a dia do Quitexe. A vida humana, para alguns, tem apenas o valor do custo de uma bala, 7$50. Triste imagem de gente “civilizada”. Estes são, afinal, os valores morais emergentes da filosofia da guerra.

.

É neste estado de alma que de 15 em 15 ou até de 8 em 8 dias se faz a rendição do comando militar do Quitexe. Após a saída do Tenente Simões Dias o comando passou a ser exercido por alferes milicianos. Fui cumprimentar o novo comandante, um jovem alferes. Tem uma postura mais militar e vem acompanhado de um sargento de enorme estatura e com um farfalhudo bigode (dos antigos, com pontas retorcidas).

.

Só passados uns três dias volto a encontrar o Alferes Coimbra, no terraço do bar do Pacheco; eu aguardo, sentado a uma mesa, a hora do jantar. Dentro do bar reinava a confusão. Espíritos exaltados, com ameaças no ar tornavam o ambiente e o convívio desagradável. Eu tentava manter-me, o mais possível, afastado dessas confusões. O alferes e o sargento, cada um com uma metralhadora ligeira FBP na mão, vêm ao meu encontro. Fiquei assustado pois eles vinham com caras de poucos amigos. O Alferes Coimbra vem dizer-me que precisava mudar a valvulina e o óleo nos carros e queria saber se eu os tinha em armazém. Respondi-lhe que sim, nem era preciso ir confirmar.

.

- Não, não! Quero ter a certeza! Vá devagar e não tenha pressa de voltar…

.

Lá fui cumprir a ordem, mas fiquei intrigado com as palavras do Alferes. Passados uns bons minutos resolvo regressar para o informar da existência dos óleos.

.

Quando me aproximo do bar ouço a voz do Alferes, em tom agreste, dizer que a indisciplina, as bebedeiras vão acabar. De ora em diante o Quitexe está sob controlo militar e ele, como comandante, não vai tolerar a continuação das ameaças e falta de respeito que põem em causa a penosa defesa da povoação. Fiquei cá fora, esperando que o militar acabasse a reprimenda. Quando saiu fui ao seu encontro para lhe dar conta dos óleos.

.

- Senhor Garcia, eu não preciso de óleos nenhuns! Não queria era que assistisse ao que ia dizer a toda aquela gente e pensasse que as minhas palavras também eram dirigidas a si.

.

Sem mais palavras, despediram-se com um até amanhã e regressaram ao Posto.

.

As palavras do alferes comoveram-me. Finalmente alguém reconhecia o mérito e a bondade das minhas atitudes nesta guerra diabólica.”

.

O meu Pai foi uma testemunha de tudo o que se passou nesses meses na região mais afectada pela violência, por isso, considero os seus relatos imprescindíveis para o conhecimento e compreensão da realidade. Todos os livros publicados por quem viveu os acontecimentos, ou são de jornalistas engajados com o regime colonial ou de militares. Faltava a voz de um civil que remou contra a maré.

.

Cumprimentos

João Garcia


Sem comentários: