Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Maria Amélia Martins e o vaso

Sei bem que esta "pequena injustiça" não tem paralelo com tantas outras, mas cada um de nós sabe das suas dores e esta, (além doutras), hoje é a minha. Partilha-la aqui é tambem um desabafo de quem não se sente bem a calar, aquilo que tem alguma razão de ser contestado. Tem sim. Sei que não vale 4000 partilhas ou likes como quem protesta por ser multado enquanto conduz e pinta os olhos ao espelho, mas mesmo assim eu insisto em dizer que aquela questão do vaso que eu atropelei e me danificou o carro, não está resolvida. Para mim não está. Mas a seguradora já deu a sua sentença: "cabe ao condutor da viatura, que detém o controlo da direcção efectiva da mesma, efectuar as manobras, provendo pelas condições de segurança, adequadas para o efeito, prevenindo a ocorrência de danos" ponto final, arquivado.

Mas a dor continua. A minha pois.

Vejam bem: eu dirijo-me desde casa ao carro estacionado pelo meu filho numa rua paralela à rua onde habito. O per...curso de acesso à viatura é pela parte traseira, estando o carro estacionado em fila à direita da berma. Eu entro para o lugar do volante, pela esquerda donde venho. A rua àquela hora da manhã não tem nenhum transito e carros estacionados são poucos. À frente do meu, nada. Eu tinha de seguir em frente e a frente estava livre, ninguém, um deserto.

 Afinal havia uma coisa. Pequena. Era um vaso, na minha frente direita. Completamente oculto pelo meu carro com uma frente alta (toyota yaris)...


 Eu entrei no carro arranquei e bati.

 .....Que tinha de saber que estava ali um vaso...

 Fiquei a pensar se alguém antes de arrancar, dá uma volta em redor do carro, a ver se há algum obstáculo...

 Eu nunca fiz isso. À partida achei que a berma de carros estacionados em fila sendo o meu o da frente antes da entrada da garagem da vivenda, não tinha nada na sua frente. E nada que se visse não tinha!!! Bati e qualquer um batia. E todos concordam...(os vários que me ouviram) mas atenção!!! se o vaso tivesse partido... (e eu fui imediatamente avisada mesmo antes de terminar a queixa) Eu tinha de pagar...!!!

 Pois. O vaso está ali como marco de garagem...mesmo invisível aos olhos de quem vem de baixo para a viatura estacionada antes do vaso. Mas está lá, e ninguém o parte porque é de pedra... Mas parte os carros como partiu o meu. Mas isso o problema é nosso....


  • Victor Nogueira Á mim parece-me que a reserva de estacionamento ou proibição deve ser assinalada horizontalmente no piso (traços amarelos ou brancos, tracejados ou contínuos) e verticalmente, na borda do passeio, de acordo com a sinalefa do Código de Estrada. Não está previsto no CE que sejam utilizados vasos ou o que quer que seja. Aliás, qd as autarquias querem impedir o estacionamento nos passeios é na borda deste que colocam pilaretes, esferas ou "vasos", Naturalmente que ao iniciar a condução o condutor tem a obrigação de verificar se pode iniciar a marcha em condições de segurança, para si e para terceiros. Não me parece que haja "cobertura" legal para a colocação de vasos ou obstáculos na via pública fora dos casos e nas condições previstas no CE. Nesse caso penso que deverias informar-te no serviço de trânsito da autarquia. E veres se perdes ou ganhas em por a questão em tribunal para seres ressarcida dos prejuízos pelo doo d(s) vaso(s)

    Se nada conseguires, olha, coração ao alto, Maria Amélia Martins
  • Sem comentários: