Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Convívio entre Abril e Maio (6) - Quadras Popularunchas


Building a rainbow de Tito Salomoni


.

* Antunes Ferreira

qua 28-05-2008 0:21

.

travessadoferreira

.

Dom Victor da Nogueira

.

Às vezes dá-me para rimalhar. Perece-me ser o caso, não muito grave. Se os que as leiam não me seviciarem, estou safo: sobrevivi. Aguentei o tsunami. Já está.

Henrique, o Aéfe

.

.

Quadras popularunchas

.

Noite fora reina a Lua

E enche o pobre coração

Passo, triste, pela rua

Falta-me a inspiração

.

Quadras, leva-as o vento

O Povo segue a bailar

Será que o meu fingimento

Se perde pelo luar?

.

Versos da noite são escuros

Ou muito mal iluminados

Sentimentos rijos, duros

Lembrando tempos passados

.

Na praça da nossa aldeia

Fiquei preso p'lo beicinho

Duma moça gorda e feia

Sem esperar dela um carinho

.

Os versos de pé quebrado

Servirão para animar?

Triste sina, negro fado

Ou canção para embalar

.

Cantamos todos à noite

Trovas para quem aprecia

Serenata que se afoite

Não pode viver de dia

.

Populares são estas rimas

E se calhar com rudeza

Tu nem com elas te animas

Vê-se que és Portuguesa

.

Fico-me por aqui sozinho

Já nem sei do que cantar

Tenho pena do vizinho

Ouve quadra popular

.

Por isso vou de abalada

Meto a viola no saco

Situação mais embrulhada

Só a que viveu o Cavaco

.

Quando esteve na Madeira

E falou com o Jardim

Aturou-lhe a bebedeira

Não disse não, não disse sim.

.

Assembleia? Um faduncho.

Sem justificação nem maneira

Só falou com o caruncho

Que é o bicho da Madeira

.

Mas antes da tal visita.

Fora lá outro na mama

Sossegou, coisa bonita

Do Doutor Jaime Gama

.

O sôr Silva o entendeu

Mostrou-se muito simpático

O Gama já se esqueceu

Do défice democrático

.

Estas quadras desgarradas

Vão ter o ponto final

Com perguntas envenenadas:

A Madeira é Portugal???

.

,

Sem comentários: