Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Convívio entre Abril e Maio (2) - «imagens ao acaso»


Gravura - Building a rainbow de Tito Salomini

Para além da utopia... (II)



Crise académica de 1969.
.
Em 1969, foram realizadas eleições livres, algo que não acontecia há três anos, já que a AAC era dirigida por uma Comissão Administrativa do Governo.
.
«Concorreram duas listas às eleições. Uma, à esquerda, que era a do Conselho de Repúblicas e Organismos Autónomos, de onde eu saí como presidente, e uma lista conservadora, de estudantes ligados às comissões administrativas anteriores e ao regime político, defendendo a continuidade da tutela governamental na vida associativa. (...)
.
Nós aprofundámos a nossa capacidade de resistência, sem esquercer que, na altura, havia em Portugal uma guerra colonial que durava há alguns anos, e em que os estudantes eram vistos como potenciais soldados na guerra colonial. Foi um momento de grande encruzilhada histórica, que correspondeu a um acréscimo de consciência cívica, política e cultural da academia de Coimbra.
.
De toda a greve académica e do tempo de revolta estudantil, o mais marcante foi o momento inicial, o 17 de Abril, em que sou encarregue de pedir a palavra ao Chefe de Estado da ditadura, numa sessão pública, em nome dos estudantes da Universidade. Ele não me dá a palavra e à noite, quando saio da AAC, sou preso pela PIDE, às duas horas da noite, e libertado ao meio-dia do dia seguinte. Passado um ou dois dias suspendem-me. Não sabíamos o que ia aocntecer. Todos tínhamos a ideia de que era uma expulsão definitiva.
.
Depois, desencadeia-se uma greve às aulas. O Ministro, num momento posterior, fecha a Universidade e começam estudantes a ir à polícia, a ser julgados e absolvidos. Depois, dá-se a maior greve de sempre da história da universidade portuguesa. Uma greve a exames,com 85% de adesão dos estudantes. Cerca de 200 estudantes são presos pela PJ e 50 de nós são incorporados, compulsivamente, no exército como traidores à pátria, apesar de todos termos direito a adiamento. (...)
.
Coimbra estava em pé de guerra. Foi uma ilha de liberdade, na altura. No Portugal da ditadura, durante vários dias e meses.» (Alberto Martins, Presidente da DG/AAC em 1969)
.
posted by tiagofigo at 12:41 PM in Losango de História: Abril 2007
.
.

Em 11 de novembro de 1940, os nazis fecham o acesso ao Gueto de Varsóvia o maior gueto judaico construido pela Alemanha nazi, com um muro ao redor. Nos três anos de sua existência estima-se que 310.000 pessoas morreram. Foto de 19 de Abril de 1945

.
.

Sem comentários: