Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O LEGADO DAS PALAVRAS



* Maria Mamede

.

Nas minhas veias, não corre somente sangue Português...(o que quer dizer Celtibero, Lusitano, Grego, Romano, Vicking) mas por inconsciente opção genética avoenga, também Galaico Duriense, Basco, Catalão, Britânico e Francês (Parisiense), o que faz de mim esta amostra híbrida de gente do mundo.

.

De todos eles, sinto algum defeito e alguma qualidade; em todos eles encontro algo com que me identifico; em todos eles me debruço, olhando-os apenas de uma vida, esta que estou vivendo desta vez!

.

A todos eles admiro e por todos entristeço; de todos eles vejo marcas, nos achados arqueológicos que me espantam e me dão a vontade da procura, nos traços fisionómicos da minha gente (tão iguais e tão diversos) e muito especialmente nas palavras,(topónimos, vocábulos) porque as palavas são o que mais me encanta e o que mais amo.

.

Através delas, comunico melhor os meus sentimentos, todos os sentimentos; através delas consigo compreender melhor, o que fui, o que sou, os meus legados genético-sociais e idealistas que aos meus vindouros entrego, com todo o amor e humildade de que sou capaz.

.

As palavras sempre tiveram lugar cimeiro na minha vida, a par dos pensamentos.

.

Elas me têm ajudado a sobreviver a "naufrágios", "incêndios" e todo o tipo de "catástrofes" de alma, de coração e de mente e em alturas de crise, têm sido elas o farol maior na minha vida.

.

Foi com elas que aprendi a dizer "Mãe"!

.

São elas que me dizem da Fé, da Esperança e do Amor.

.

E são elas que me lembram:

- que se há Tempestade, há Bonança

- que se há Treva, há Luz

- que se há Guerra, há Paz

e que sempre, sempre, pode haver AMANHÃ!...

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Victor, fiquei sem palavras!
De vez em quando consegues comover-me mais que a conta!


Obrigada


Bj.

Maria Mamede