Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

terça-feira, 21 de agosto de 2007

D’ O Cantinho da Zé …


















«Encontrou-me » a Zé no Reyno do Algarve,«ao (es)correr da pena e do olhar», pelo que resolvi fazer uma visita de cortesia ao seu «Cantinho», um blog simples, arrumadinho e bem humorado. Foi lá que travei conhecimento com a Paloma! Imagino-vos a perguntar como eu para mim mesmo ! Paloma? Porquê Paloma? E com o consentimento da Zé aqui vai um bocado da História da Paloma. Calma. A Zé vai de seguida apresentar-vos aquela desconhecida de quem temos estado a falar. Tudo começou Na Mouraria !

.


18 08 2007

.Zé - Na Mouraria a Paloma foi atacada por dois gatos. Quais carraças gigantes, colaram-se-lhe um ao peito e o outro às costas. Foi terréfico! Poderia ser levada a pensar "desta vez ela aprendeu a lição!" Agora cá! Quando chegámos ao veterinário foi logo ter com um gato que por lá estava. A Paloma será sempre a Paloma..
.
VN – Até aqui continuamos sem saber quem é a pobrezinha selvaticamente atacada por dois gatos, ainda por cima fadistas ou marialvas. Mas lá que deve ser um personagem de forte personalidade, parece não haver dúvida, atendendo ao fecho determinado, claramente afirmativo, da explicação: «A Paloma será sempre a Paloma» Porquê Paloma? Bem, depois tive a resposta, o que desfez a minha ideia inicial de ser um pássaro ou talvez mesmo um quadro do Picasso ou mesmo uma espanhola, «hermana nuestra». Mas não, o personagem desta história é, imaginem lá, Não adivinham? Pronto, não fiquem ansiosos. A resposta certa é …. uma cadela! De qualquer modo Paloma faz imaginar uma cadela pequena!
.
É ? Deve ser, pois fala a Zé em dois gatos como carraças gigantes ... No Porto lembro-me que os gatos eram gordos e e anafados, vagueando pelos telhados, mas cá para o Sul são minorcas e magrinhos, tal como em Luanda, apesar de comerem bem. Lá em casa dos meus pais, cães e gatos davam-se como Deus com os anjos e chegavam a comer no mesmo prato, ao mesmo tempo.. Mas também andavam à solta, por onde queriam, pelos telhados, na rua ou pelo quintal. Claro que os cães não eram alpinistas e por isso não se aventuravam pelos telhados.
.
Imagino a cena da Paloma com duas carraças gigantes e ainda mais de garras afiadas. A insistência dela só prova a sua indomável e forte personalidade na afirmação das suas ideias e confiança na coexistência pacífica e a sua crença na multiculturalidade inter-racial, no reyno zoológico. Sendo assim presumo que ela não se atira aos peixes no aquário ou aos canários na gaiola! Ou estou enganado e ela chama-lhes um figo? Vai daí esclareceram-me, esclarecimento que estou a transmitir-vos.
.

Zé -A Paloma é a cadela mais pacífica do mundo, daí o nome. De início, como é toda preta, eu chamava-lhe Peste Negra… Mas não tinha nada a ver com ela e resolvemos mudar. Entretanto descobri que palomita quer dizer pipoca, o que também tem a ver com ela (,,,) Ela não ficou magoada, eu é que me preocupei porque com gatos vadios nunca se sabe. Ah! Esqueci-me de dizer que eram uns gatitos jovens. Mas assanhados.
.

18 08 2007
.
VN – É verdade que continuámos sem saber se a Paloma chama um figo aos peixes do aquário ou às canoras avezinha da gaiola. De qualquer modo comentei para a Zé que o seu (dela) post está com humor e dá para imaginar múltiplas cenas ou improvisar variados «contos». Em consequência perguntei se poderia transcrever a «Mouraria» no meu «Ao Sabor do Olhar», com os meus comentários e enviar-lhe como retribuição uma foto do Jack II, como se fosse um postal, olhando para o Brasil, que ficava mesmo em frente da nossa casa mas muito para lá , na secção dos postais, como se dum postal se tratasse. A resposta veio rápida, breve, altaneira, sintética, afirmativa.
.

Zé - Victor, sim a tudo :-)

.
VN – Descobri que havia mais textos no marcador «cadelas», enriquecendo deste modo os meus conhecimentos histórico-canídeos em …
.


5 08 2007

.
Zé - Agora tenho duas cadelas à minha responsabilidade. Mais diferentes não podiam ser. Uma é preta a outra é branca. Uma grande a outra é pequena. (1)
.

A Bia é como os vaqueiros do Oeste Distante: ladra primeiro e pede festinhas depois. Só as pessoas que gostam muuuuiiiiito de cães é que lhe fazem festas. E mesmo essas pessoas, fazem as festas a medo.
.

A Paloma, já se sabe, é a cadela mais pacífica do mundo. Vê uma pessoa, um cão, um gato ou um pombo e vai a correr para brincar. Já foi gravemente mordida mas nem passando um mês a coxear perdeu a mania de ser sociável.
.

No meio [das fotos que ilustam aqui o post mas passaram para a abertura deste] está a pobre da Zé. (fim de citação)
.

VN – Vai daí, sem qualquer maldade e graças à minha fértil imaginação, ri-me novamente de modo idêntico ao acima referido, que é escusado repetir. E também não pude deixar de comentar: « Essa da pobre da Zé no meio faz-me rir a bandeiras despregadas, ao imaginar a cena e e a tua bipresença, simultaneamente no meio delas e atrás da máquina fotográfica. Biaaaaaa! Olha o passarinho ! E depois, em velocidade supersónica, rodares sobre ti sem tropeçar nas pernas e sem te estatelares, dizeres: Palooooma ! Olha o gatinho! Ah ah ah Deu este maravilhoso e ridente par de fotos., que espero possa conseguir amigavelmente partilhar convosco !


Na abertura .....[Bia] .... [Paloma]

E não se esqueçam, vão ao Cantinho da Zé, que é muito encantador e fica em



.

______________


(1) E agora, em homenagem à Paloma, em conjunto bem afinado, cantemos todos "Lá vai uma, lá vão duas, três pombinhas a voar! Uma é minha, outra é tua e outra é de quem a apanhar"

Grato à Zé e ao seu Cantinho por se deslocarem ao »Sabor do Olhar» [Francamente ! Claro que não, claro que não é um restaurante. É apenas o nome deste blog . Safa, ele há cada um e cada uma ! Até parece que são da família do Obelix ! Um restaurante ….

Ficha Técnica

Produção conjunta O Cantinho da Zé Ao Sabor do Olhar

.........Argumento: O Cantinho da Sé (desculpem ... da Zé) e Ao Sabor do Olhar

Fotografia do anónimo especialista em fotografia Macro (Bolas, não é publicidade à Macro, é o nome dum dos tipos de lentes fotográficas)


Artista Principal: Paloma


Artista Secundária; Bia


Artistas Secundários: Dois Gatos Carraças da Mouraria


Artista Convidado: Jack II, O Marlon Brando


Música acompanhada à viola e guitarra por Gatos Fadistas Com Garras Afiadas Os Unidos Jamáis Serão Vencidos


Efeitos sonoros: Bia (Béu béu)


Realização do Cantinho da Zé Ao Sabor do Olhar


Produção de Kant_O_XimPi

FIM

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Olá Muito bom dia(boa noite) Victor!
A insónia fez-me chegar assim tão cedo e gostei Imenso!!!
Já tinha lido no Cantinha da Zé, mas tu tens uma enorme capacidade de nos contar coisas interessantes dum modo alegre e descontraído que encaixa perfeitamente com o da Zé e torna as estórias mais ricas.
Parabéns aos dois!!!
Bj
Maria Mamede