«Encontrou-me » a Zé no Reyno do Algarve,«ao (es)correr da pena e do olhar», pelo que resolvi fazer uma visita de cortesia ao seu «Cantinho», um blog simples, arrumadinho e bem humorado. Foi lá que travei conhecimento com a Paloma! Imagino-vos a perguntar como eu para mim mesmo ! Paloma? Porquê Paloma? E com o consentimento da Zé aqui vai um bocado da História da Paloma. Calma. A Zé vai de seguida apresentar-vos aquela desconhecida de quem temos estado a falar. Tudo começou Na Mouraria !
.
VN – Até aqui continuamos sem saber quem é a pobrezinha selvaticamente atacada por dois gatos, ainda por cima fadistas ou marialvas. Mas lá que deve ser um personagem de forte personalidade, parece não haver dúvida, atendendo ao fecho determinado, claramente afirmativo, da explicação: «A Paloma será sempre a Paloma» Porquê Paloma? Bem, depois tive a resposta, o que desfez a minha ideia inicial de ser um pássaro ou talvez mesmo um quadro do Picasso ou mesmo uma espanhola, «hermana nuestra». Mas não, o personagem desta história é, imaginem lá, Não adivinham? Pronto, não fiquem ansiosos. A resposta certa é …. uma cadela! De qualquer modo Paloma faz imaginar uma cadela pequena!
Imagino a cena da Paloma com duas carraças gigantes e ainda mais de garras afiadas. A insistência dela só prova a sua indomável e forte personalidade na afirmação das suas ideias e confiança na coexistência pacífica e a sua crença na multiculturalidade inter-racial, no reyno zoológico. Sendo assim presumo que ela não se atira aos peixes no aquário ou aos canários na gaiola! Ou estou enganado e ela chama-lhes um figo? Vai daí esclareceram-me, esclarecimento que estou a transmitir-vos.
Zé -A Paloma é a cadela mais pacífica do mundo, daí o nome. De início, como é toda preta, eu chamava-lhe Peste Negra… Mas não tinha nada a ver com ela e resolvemos mudar. Entretanto descobri que palomita quer dizer pipoca, o que também tem a ver com ela (,,,) Ela não ficou magoada, eu é que me preocupei porque com gatos vadios nunca se sabe. Ah! Esqueci-me de dizer que eram uns gatitos jovens. Mas assanhados.
.
.
VN – É verdade que continuámos sem saber se a Paloma chama um figo aos peixes do aquário ou às canoras avezinha da gaiola. De qualquer modo comentei para a Zé que o seu (dela) post está com humor e dá para imaginar múltiplas cenas ou improvisar variados «contos». Em consequência perguntei se poderia transcrever a «Mouraria» no meu «Ao Sabor do Olhar», com os meus comentários e enviar-lhe como retribuição uma foto do Jack II, como se fosse um postal, olhando para o Brasil, que ficava mesmo em frente da nossa casa mas muito para lá , na secção dos postais, como se dum postal se tratasse. A resposta veio rápida, breve, altaneira, sintética, afirmativa.
Zé - Victor, sim a tudo :-)
VN – Descobri que havia mais textos no marcador «cadelas», enriquecendo deste modo os meus conhecimentos histórico-canídeos em …
Zé - Agora tenho duas cadelas à minha responsabilidade. Mais diferentes não podiam ser. Uma é preta a outra é branca. Uma grande a outra é pequena. (1)
VN – Vai daí, sem qualquer maldade e graças à minha fértil imaginação, ri-me novamente de modo idêntico ao acima referido, que é escusado repetir. E também não pude deixar de comentar: « Essa da pobre da Zé no meio faz-me rir a bandeiras despregadas, ao imaginar a cena e e a tua bipresença, simultaneamente no meio delas e atrás da máquina fotográfica. Biaaaaaa! Olha o passarinho ! E depois, em velocidade supersónica, rodares sobre ti sem tropeçar nas pernas e sem te estatelares, dizeres: Palooooma ! Olha o gatinho! Ah ah ah Deu este maravilhoso e ridente par de fotos., que espero possa conseguir amigavelmente partilhar convosco !
Grato à Zé e ao seu Cantinho por se deslocarem ao »Sabor do Olhar» [Francamente ! Claro que não, claro que não é um restaurante. É apenas o nome deste blog . Safa, ele há cada um e cada uma ! Até parece que são da família do Obelix ! Um restaurante ….
Produção conjunta O Cantinho da Zé Ao Sabor do Olhar
Fotografia do anónimo especialista em fotografia Macro (Bolas, não é publicidade à Macro, é o nome dum dos tipos de lentes fotográficas)
Artista Principal: Paloma
Artista Secundária; Bia
Artistas Secundários: Dois Gatos Carraças da Mouraria
Artista Convidado: Jack II, O Marlon Brando
Música acompanhada à viola e guitarra por Gatos Fadistas Com Garras Afiadas Os Unidos Jamáis Serão Vencidos
Efeitos sonoros: Bia (Béu béu)
Realização do Cantinho da Zé Ao Sabor do Olhar
Produção de Kant_O_XimPi
1 comentário:
Olá Muito bom dia(boa noite) Victor!
A insónia fez-me chegar assim tão cedo e gostei Imenso!!!
Já tinha lido no Cantinha da Zé, mas tu tens uma enorme capacidade de nos contar coisas interessantes dum modo alegre e descontraído que encaixa perfeitamente com o da Zé e torna as estórias mais ricas.
Parabéns aos dois!!!
Bj
Maria Mamede
Enviar um comentário