Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

domingo, 26 de abril de 2009

CANTAR JOSÉ AFONSO E ARESTAS DE VENTO

CARO (A) AMIGO (A),
É COM IMENSO PRAZER QUE PARTILHO CONTIGO ESTE LINK.ESTA PARTILHA CONSTITUI UMA JUSTA HOMENAGEM AO MEU AMIGO VICTOR SERRA QUE DEDICOU MUITO TRABALHO E MUITO DO SEU SABER PARA TORNAR POSSÍVEL O “CANTAR JOSÉ AFONSO”, UMA DAS MELHORES INICIATIVAS CULTURAIS LEVADAS AO PÚBLICO EM SETÚBAL, NOS ÚLTIMOS ANOS.
O SERRA FOI UM DESTACADO DIRIGENTE DO, INFELIZMENTE, EXTINTO CÍRCULO CULTURAL DE SETÚBAL, GRANDE REFERÊNCIA DEMOCRÁTICA DA CULTURA NA CIDADE E INSTITUIÇÃO LIGADA A MOMENTOS INOLVIDÁVEIS ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL.NESTE MOMENTO VIVEMOS EM SETÚBAL NUM DESERTO CULTURAL SEM UM OÁSIS QUE NOS REFRESCE; E A CULTURA É, INDISCUTIVELMENTE, COMO O PÃO PARA A BOCA, ESSENCIAL.
PEÇO-TE QUE O DIVULGUES PELOS TEUS AMIGOS EMPENHADOS NA CAUSA DA BOA CULTURA!!!
Leonel Dias/ Setubalense/ Democrata/ Amigo do Arestas de Vento


É FAVOR VER ESTE LINK E DIVULGAR PARA FICAR NA NET COMO FAZENDO PARTE DA HISTÓRIA DO CIRCULO CULTURAL DE SETÚBAL

http://cantarjoseafonso.blogspot.com/

OBRIGADO

VICTOR SERRA

MAIS ATENÇÃO PARA O QUE VEM A SEGUIR:

"Tudo indica que a entrevista do Arestas de Vento, ao Grupo de Teatro Infanto-Juvenil Espelho Mágico, foi um sucesso de todo o tamanho. Mas por entre aplausos e opiniões solidárias e incentivadoras(...)"

UNS, COMEM FAISÃO, OUTROS NEM MIGALHAS DE PÃO…

Tudo indica que a última entrevista do Arestas de Vento, ao Grupo de Teatro Infanto-Juvenil Espelho Mágico, foi um sucesso de todo o tamanho. Mas por entre aplausos e opiniões solidárias e incentivadoras, também se fizeram ouvir duas ou três vozinhas de compadres e comadres zangadinhas, porque, dizem, “o raio do programa não tem papas na língua”. E ainda bem que não tem, acrescentamos nós. Porque se tivesse era sinal de que estava subordinado a alguém ou a inconfessáveis interesses, ou que era reles correia de transmissão de algum poder político… E este programa lá perdia a sua piada, a sua identidade e forma de ser, passando, como infelizmente muitos outros, a ser pau mandado ou papel higiénico na rota de anafado traseiro…

O Grupo de Teatro Espelho Mágico, GATEM, cuja produção é integralmente dedicada a crianças e que é considerado a entidade cultural que no concelho de Setúbal (e se calhar no distrito) mais estimula jovens para o teatro e que pratica esta arte com distinção e com invejável maturidade artística, comprometido com a cultura verdadeiramente popular e que ao longo dos seus vinte anos de existência reaparece, anualmente, cheio de vitalidade e sempre com novos trabalhos teatrais e descobertas de novos talentos infanto-juvenis, (e só por isto merece todos os nossos encómios!) tem, sabe-se lá porquê, sido algo esquecido pelos poderes públicos, com excepção, diga-se em abono da verdade, no que respeita à Câmara e Junta de Freguesia de Palmela, sempre disponíveis para apoiar as iniciativas do grupo, principalmente aquando da realização do Festival da Canção de Palmela, evento que irá acontecer dentro de muito pouco tempo.

Sendo o teatro uma das mais antigas e essenciais formas de expressão e manifestação humanas, ajudando a ampliar as fronteiras do nosso conhecimento e da nossa experiência, o Grupo de que temos vindo a falar respeita integralmente estes valores e, mesmo com modestos apoios, lá vai singrando, aguenta-se nas curvas, que é como quem diz, nos palcos, assistindo com natural mágoa, à atribuição de chorudos subsídios a certos pseudo grupos teatrais, desproporcionais ao trabalho por eles desenvolvido. É esta falta de respeito que se reflecte no investimento adequado à manutenção e aprimoramento do seu contributo cultural para a sociedade, que faz com que os responsáveis do grupo, exercendo o seu inegável direito à indignação, questionem muitas vezes a forma e os critérios utilizados pelos poderes políticos para a atribuição de apoios financeiros que, em muitos casos, revela ou grande desconhecimento da realidade, ou grande conhecimento da cor do cartão partidário…

forum_setubal2net.JPG

É possível discordar, ter e defender ideias antagónicas – por vezes, como no tempo da ditadura fascista, que muitos benzidos democratas de meia-tijela não conheceram, com gravosas consequências. É a tal história do “não és por mim, és contra mim”. E por este motivo simplório e altamente caricato, se condena pessoas e entidades ao ostracismo, se trava iniciativas e projectos estimulantes de muita qualidade, dando primazia à bagunça cultural de ferro-velho, tóxica, chocha e que nada diz ao público, a nenhum público.

forum_setubalnet.JPG

O GATEM, Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, cuja directora é a jovem actriz, pintora, poeta e radialista Céu Campos, tem que ser respeitado e, mais do que isso, é absolutamente necessário que exista! A bem da juventude que se quer responsável e participante e a bem da sociedade que se deseja sã e verdadeiramente livre!


Fernando Manuel Pereira/ Jornalista/ Poeta/ Setubalense

Publicado por arestas em 10:50 PM

Todas as notícias do Arestas de Vento em http://arestasdevento.blogs.sapo.pt/


Enviado por Ricardo Cardoso
qui 09-04-2009 10:04
.

Sem comentários: