Viva a Vida !

Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Humor / Amor, Alegria e Fantasia» ! Ah ! E não esquecer alguns trocos para os gastos (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Recensão de Terra Sonâmbula, de Mia Couto, por Madalena Mendes

Categoria: Literatura - Romance
Idade: 0 - 5
Editora: Caminho
Ano da Obra: 2008
.
O TEMA DO MÊS autonomiza um conjunto de listas temáticas de recensões organizadas pelo leitur@gulbenkian aquando da comemoração de certas efemérides.

Para assinalar o Dia do Livro de 2009 contámos com a colaboração de Sandra Velhinho, Madalena Mendes, Ilda Maria Sobral Azinhais Velez e Duarte Sérgio da Silva Martins, nossos leitores que responderam ao desafio de enviar uma recensão crítica de um livro à sua escolha.

.
in

leitura.gulbenkian


.
Terra Sonâmbula
recenseador: Madalena Mendes, 2009

Apreciação:

Mia Couto, escritor africano, é um exemplo paradigmático no campo da reinvenção da linguagem e da recriação da língua portuguesa. A sua obra, forjada no caldo entrecruzado da memória, da História e das estórias, atravessa os tempos e os espaços e emerge de África para se assumir como narrativa universal.
.
Exímio na arte da transgressão, o escritor-poeta impugna os binarismos dicotómicos – branco/negro, feminino/masculino, mito/verdade, natureza/cultura, vida/arte, facto/ficção, razão/sentimento; norte/sul -, nos trilhos de uma outra legibilidade das fracturas introduzidas pelos cânones etnocêntricos, em prol de uma nova geopolítica do conhecimento perfilada no reconhecimento da pluralidade e multiplicidade dos conhecimentos e dos espaços e lugares da sua enunciação.
.
A obra de Mia Couto, projecto clinámico inscrito na falinvenção das razões silenciadas (Santos), fronteiriças (Mignolo) mestiças (Ribeiro), híbridas (Canclini) e oprimidas (Freire), apresenta-se como referência incontornável para se repensar a literatura, a linguagem, o dinamismo da língua, a História e o lugar nela, dos sujeitos e da multiplicidade mestiça das suas identidades.
.
Professora, Investigadora e Doutoranda em Educação, 47 anos.
.
.

1 comentário:

Filoxera disse...

ainda não li este livro mas, como adoro a escrita do Mia Couto, não falhará.